Encerramento da Escola José Estêvão no Second Life - 7 junho 2009

7 junho 2009


O uso da tecnologia constrói uma ponte entre os interesses de educadores e educandos aumentando a interação entre eles. Mais comunicação mais facilidade de atender as necessidades dos diferentes alunos. A consulta na Internet, o uso das enciclopédias digitais, a projeção de vídeos temáticos, a videoconferência, o ensino à distância e agora as escolas virtuais a 3D são metodologias que aumentam exponencialmente a interação do professor com o aluno melhorando o relacionamento de ambos com os conteúdos a leccionar. 


A experiência da criação duma escola secundária no Second Life teve por objectivo reunir antigos e novos alunos que, em colaboração com professores, dinamizariam um espaço escolar tridimensional, com aulas de apoio a todas as disciplinas, palestras variadas e muita diversão, com bonitos avatares em fartas festas na discoteca "Santa Escrita".

O fim da presença da Escola Secundária José Estêvão no Second Life abre portas estreitas ao interesse doutras instituições de ensino seguirem o exemplo por mais de um ano. O mundo virtual tridimencional já existe, mundo este que também precisa de professores desenvoltos, bem-dispostos e dedicados à arte de ensinar em qualquer lugar.