Nível 5
Deve melhorar a sua postura na sala de aula, empenhar-se na realização das tarefas propostas e ter uma participação mais ativa.
Posso dizer bem.
Demonstra interesse nos conteúdos lecionados, coloca questões pertinentes e tem uma atitude correta dentro do grupo de trabalho.
Demonstra pouco interesse e evidencia capacidade de obter melhores resultados.
Não conclui algumas das tarefas propostas.
Dificuldades de comunicação com o professor e de integração no grupo de trabalho.
Promover a realização de sínteses dos conteúdos trabalhados.
Estimular a empatia pelo professor e melhorar o trabalho colaborativo.
Apresenta sempre comportamento, responsabilidade, sociabilidade e empenho exemplares; revela-se sempre disponível e empenhada na autoanálise crítica de comportamentos e resultados, valorizando e integrando sugestões e críticas construtivas; Evidencia os saberes sempre com elevado rigor e profundidade, estabelecendo relações entre conceitos/ conteúdos e saberes do senso comum; Exprime-se quase sempre com correção, clareza e organização, utilizando corretamente a terminologia específica das disciplinas; Mobiliza quase sempre o conhecimento de forma rigorosa para compreender e resolver problemas e utiliza, com correção e autonomia os equipamentos específicos para aprender e criar.
Sínteses
- Evidencia alguns dos saberes disciplinares já com algum rigor e profundidade e esforça-se por aplicar a terminologia específica da disciplina. Revela ainda algumas dificuldades em organizar e transformar a informação técnica de forma mais adequada, mas tem mantido uma postura de interesse e colaboração com os colegas de turma, que lhe serão certamente fundamentais na evolução esperada das aprendizagens.
Apresenta algumas dificuldades na utilização dos equipamentos e aplicações, que tenta clarificar de forma educada e correta junto da docente.
Revela uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar o bom trabalho desenvolvido até aqui.
- Evidencia alguns dos saberes disciplinares já com algum rigor e profundidade mas deve continuar a esforçar-se por aplicar a terminologia específica da disciplina. Revela ainda algumas dificuldades em organizar e transformar a informação técnica de forma mais adequada, mas tem mantido uma postura de interesse e colaboração com os colegas de turma, que lhe serão certamente fundamentais na evolução esperada das aprendizagens.
Apresenta algumas dificuldades na utilização dos equipamentos e aplicações, que tenta clarificar de forma educada e correta junto da docente e de alguns colegas.
Revela uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar o bom trabalho desenvolvido até aqui e esforçar-se por limitar as suas intervenções não solicitadas que não sendo gravosas tendem a dispersar a aula e os colegas da turma.
-Evidencia alguns dos saberes disciplinares, mas deve continuar a esforçar-se por aplicar a terminologia específica da disciplina. Revela ainda algumas dificuldades em organizar e transformar a informação técnica de forma mais adequada, mas tem mantido uma postura de interesse e empenho em superar as dificuldades.
Apresenta algumas dificuldades na utilização dos equipamentos e aplicações, que tenta clarificar de forma educada e correta junto da docente e de alguns colegas, aspetos que lhe serão certamente fundamentais na evolução esperada das aprendizagens.
Revela uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar o bom trabalho desenvolvido até aqui.
- Evidencia alguns dos saberes disciplinares, mas deve continuar a esforçar-se por aplicar os conceitos aprendidos e a terminologia específica da disciplina. Revela ainda algumas dificuldades em organizar e transformar a informação técnica de forma mais adequada, mas tem mantido uma postura de interesse e empenho muito satisfatórios a fim de superar as suas dificuldades.
A aluna tem vindo a demonstrar um à-vontade crescente na utilização dos equipamentos e aplicações, tentando sempre clarificar as suas dúvidas de forma educada e correta junto da docente e de alguns colegas, aspetos que lhe serão certamente fundamentais na evolução esperada das aprendizagens.
Revela uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar o bom trabalho desenvolvido até aqui.
-Evidencia alguns dos saberes disciplinares, mas deve continuar a esforçar-se por aplicar os conceitos aprendidos e a terminologia específica da disciplina. Revela ainda algumas dificuldades em organizar e transformar a informação técnica de forma mais adequada, mas tem mantido uma postura de interesse e empenho muito satisfatórios a fim de superar as suas dificuldades.
O aluno tem vindo a demonstrar um à-vontade crescente na utilização dos equipamentos e aplicações, tentando sempre clarificar as suas dúvidas de forma educada e correta junto da docente e de alguns colegas, aspetos que lhe serão certamente fundamentais na evolução esperada das aprendizagens.
Revela uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar o bom trabalho desenvolvido até aqui.
- Evidencia alguns dos saberes disciplinares, mas deve continuar a esforçar-se por aplicar os conceitos aprendidos e a terminologia específica da disciplina. Revela ainda algumas dificuldades em organizar e transformar a informação técnica de forma mais adequada, mas tem mantido uma postura de interesse e empenho satisfatórios a fim de superar as suas dificuldades.
A aluna tem vindo a demonstrar um à-vontade crescente na utilização dos equipamentos e aplicações, tentando sempre clarificar as suas dúvidas de forma educada e correta junto da docente e de alguns colegas, aspetos que lhe serão certamente fundamentais na evolução esperada das aprendizagens.
Revela uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar o bom trabalho desenvolvido até aqui, esforçando-se por ser mais participativa oralmente.
- Evidencia alguns dos saberes disciplinares já com algum rigor e profundidade mas deve continuar a esforçar-se por aplicar a terminologia específica da disciplina. Revela ainda algumas dificuldades em organizar e transformar a informação técnica de forma mais adequada, mas tem mantido uma postura de interesse e colaboração com os colegas de turma, que lhe serão certamente fundamentais na evolução esperada das aprendizagens.
Apresenta algumas dificuldades na utilização dos equipamentos e aplicações, que tenta clarificar de forma educada e correta junto da docente e de alguns colegas.
Revela uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar o bom trabalho desenvolvido até aqui e esforçar-se por limitar as suas intervenções não solicitadas que não sendo gravosas tendem a dispersar a aula e os colegas da turma.
- Revela falhas no uso da linguagem e terminologia específica da disciplina e não estabelece totalmente as relações concetuais esperadas. Apresenta algumas dificuldades em organizar/selecionar e transformar a informação para comunicar conhecimento, pelo que deve aumentar a sua atenção e disciplina individual. Revela uma postura e linguagem satisfatórias, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar a trabalhar e esforçar-se por limitar as suas intervenções não solicitadas que não sendo gravosas tendem a dispersar a aula e os colegas da turma.
- Evidencia alguns dos saberes disciplinares, mas deve continuar a esforçar-se por aplicar a terminologia específica da disciplina. Revela ainda algumas dificuldades em organizar e transformar a informação técnica de forma mais adequada, mas tem mantido uma postura de interesse e empenho em superar as dificuldades.
Apresenta algumas dificuldades na utilização dos equipamentos e aplicações, que tenta clarificar de forma educada e correta junto da docente e de alguns colegas, aspetos que lhe serão certamente fundamentais na evolução esperada das aprendizagens.
Revela uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar o bom trabalho desenvolvido até aqui, esforçando-se por ser mais participativa oralmente.
- Evidencia alguns dos saberes disciplinares já com algum rigor e profundidade e esforça-se por aplicar a terminologia específica da disciplina.
Consegue estabelecer relações entre conceitos/ conteúdos e saberes do senso comum exprimindo-se com alguma correção, clareza e organização. Esforça-se para compreender e resolver problemas pesquisando, selecionando e organizando eficazmente informação a fim de comunicar conhecimentos. Utiliza, com alguma segurança e autonomia os recursos e materiais disponíveis para aprender, criar e comunicar.
Revela-se interessado e empenhado, valorizando e integrando sugestões e críticas construtivas bem como apresentando comportamento, responsabilidade, sociabilidade e empenho muito satisfatórios.
PERFIS GERAIS DE DESEMPENHO
Indesejável
Nível 1 / 1 a 5 valores
Revela falhas graves, sistemáticas e de rigor no uso da linguagem e terminologia específica da disciplina (4) e não estabelece relações concetuais, sendo os saberes disciplinares muito insuficientes (3). Apresenta muitas dificuldades em organizar/selecionar e transformar a informação pesquisada para comunicar conhecimento (5), revelando dificuldades que impedem a aplicação de conhecimentos a novas situações (6) e desconhecimento ou falhas graves na utilização de materiais, instrumentos, e/ou equipamentos específicos (7).
Revela incapacidade de reconhecer erros e ouvir críticas construtivas, recusando as propostas de ajuda (2), apresentado falhas sistemáticas e graves de comportamento, responsabilidade e sociabilidade e empenho (1).
Suficiente
Nível 3 / 10 a 13 valores
Evidencia alguns dos saberes disciplinares com rigor e alguma profundidade (3), revelando pouco rigor no uso da linguagem e terminologia específica da disciplina (2). Tem alguma dificuldade em organizar e transformar a informação pesquisada para comunicar conhecimento (5) e nem sempre o mobiliza de forma adequada (6). Apresenta algumas falhas na utilização de materiais, instrumentos e equipamentos (7).
Revela algumas dificuldades de autoanálise (2), apresentando uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho (1).
Muito Bom
Nível 5 / 18 a 20 valores
Evidencia os saberes sempre com elevado rigor e profundidade, estabelecendo relações entre conceitos/ conteúdos e saberes do senso comum (3), exprimindo-se sempre com correção, clareza e organização, utilizando corretamente a terminologia específica das disciplinas (4). Mobiliza sempre o conhecimento de forma rigorosa para compreender e resolver problemas / novas situações (6), pesquisando, selecionando, organizando eficazmente informação, em formatos diversos, para produzir e comunicar conhecimentos (5). Utiliza, com elevada correção, segurança e autonomia, materiais, instrumentos e equipamentos específicos para aprender, criar e comunicar (7).
Revela-se sempre disponível e empenhado na autoanálise crítica de comportamentos e resultados, valorizando e integrando sugestões e críticas construtivas (2), bem como apresentando semprecomportamento, responsabilidade, sociabilidade e empenho exemplares (1).
SÍNTESE INFORMATIVA - Exemplo 1: (???)
Revela falhas graves de rigor no uso da linguagem e terminologia específica da disciplina (4) e não estabelece relações concetuais, sendo os saberes disciplinares muito insuficientes (3). Tem alguma dificuldade em organizar e transformar a informação pesquisada para comunicar conhecimento (5), e nem sempre o mobiliza de forma adequada (6). Apresenta algumas falhas na utilização de materiais, instrumentos e equipamentos (7).
Revela incapacidade de reconhecer erros e ouvir críticas construtivas, recusando as propostas de ajuda (2), apresentando uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho (1).