Sínteses descritivas


No âmbito das atividades do PAA, os alunos participaram, na disciplina de TIC, nos Desafios SeguraNet, onde abordaram temas relacionados com as questões de Segurança Digital.

Regular e CEF
Nível 5
Demonstra concentração, interesse e empenho na execução das tarefas propostas.
Revela facilidade na aquisição, compreensão e aplicação dos conhecimentos.

Nível 4
Demonstra interesse na execução das tarefas propostas.
Pode atingir melhores resultados nesta disciplina.

Nível 3
Deve empenhar-se na aprendizagem e trabalhar mais no sentido de aproveitar as suas capacidades.

Nível 1/2
Distrai-se facilmente.
Revela pouco interesse e dificuldades na aquisição, compreensão e aplicação dos conhecimentos.
Deve melhorar a sua postura na sala de aula, empenhar-se na realização das tarefas propostas e ter uma participação mais ativa.

Elevada falta de assiduidade. Não recupera as aulas a que falta.


Profissional

Dificuldades evidenciadas
Posso dizer bem.
Demonstra interesse nos conteúdos lecionados, coloca questões pertinentes e tem uma atitude correta dentro do grupo de trabalho. 
Demonstra interesse, mas evidencia capacidade de obter melhores resultados.
Demonstra pouco interesse e evidencia capacidade de obter melhores resultados.
Ritmo de trabalho inconstante.
Distrai-se facilmente, revela pouco interesse.
Dificuldades na aquisição, compreensão e aplicação dos conhecimentos.
Falta de empenho. 
Não conclui algumas das tarefas propostas.  
Falta de assiduidade. Postura na sala de aula por vezes incorreta.
Dificuldades de comunicação com o professor e de integração no grupo de trabalho.

Estratégias de Remediação
Deve de continuar com o trabalho até agora desenvolvido.
Motivar o esforço contínuo, reforçando os métodos de trabalho e os hábitos de estudo. 
Promover a realização de sínteses dos conteúdos trabalhados.
Promover a correta participação em contexto de sala de aula.
Promover a melhoria da postura na sala de aula.
Reforçar a importância da assiduidade.
Apoio individualizado em sala de aula, sempre que possível, de acordo com as características das turmas. 
Responsabilizar o aluno pelo cumprimento das tarefas solicitadas, dentro e fora da sala de aula.

Dinamizar e valorizar os trabalhos individuais e de grupo. 
Recorrer a uma avaliação formativa mais frequente.

Envolver os encarregados de educação no que diz respeito à falta de estudo e controlo dos trabalhos de casa.

Estimular a empatia pelo professor e melhorar o trabalho colaborativo.


Dulcídio nov 2022
Segue um exemplo para MB: (depois é mudar o sempre para nem sempre, às vezes, etc...)

Apresenta sempre comportamento, responsabilidade, sociabilidade e empenho exemplares; revela-se sempre disponível e empenhada na autoanálise crítica de comportamentos e resultados, valorizando e integrando sugestões e críticas construtivas; Evidencia os saberes sempre com elevado rigor e profundidade, estabelecendo relações entre conceitos/ conteúdos e saberes do senso comum; Exprime-se quase sempre com correção, clareza e organização, utilizando corretamente a terminologia específica das disciplinas;  Mobiliza quase sempre o conhecimento de forma rigorosa para compreender e resolver problemas e utiliza, com correção e autonomia os equipamentos específicos para aprender e criar.




Ana Rodrigues nov 2022

Sínteses

- Evidencia alguns dos saberes disciplinares já com algum rigor e  profundidade e esforça-se por aplicar a terminologia específica da disciplina. Revela ainda algumas dificuldades em organizar e transformar a informação técnica de forma mais adequada, mas tem mantido uma postura de interesse e colaboração com os colegas de turma, que lhe serão certamente fundamentais na evolução esperada das aprendizagens.

Apresenta algumas dificuldades na utilização dos equipamentos e aplicações, que tenta clarificar de forma educada e correta junto da docente.

Revela uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar o bom trabalho desenvolvido até aqui.

- Evidencia alguns dos saberes disciplinares já com algum rigor e profundidade mas deve continuar a esforçar-se por aplicar a terminologia específica da disciplina. Revela ainda algumas dificuldades em organizar e transformar a informação técnica de forma mais adequada, mas tem mantido uma postura de interesse e colaboração com os colegas de turma, que lhe serão certamente fundamentais na evolução esperada das aprendizagens.

Apresenta algumas dificuldades na utilização dos equipamentos e aplicações, que tenta clarificar de forma educada e correta junto da docente e de alguns colegas.

Revela uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar o bom trabalho desenvolvido até aqui e esforçar-se por limitar as suas intervenções não solicitadas que não sendo gravosas tendem a dispersar a aula e os colegas da turma.

 

-Evidencia alguns dos saberes disciplinares, mas deve continuar a esforçar-se por aplicar a terminologia específica da disciplina. Revela ainda algumas dificuldades em organizar e transformar a informação técnica de forma mais adequada, mas tem mantido uma postura de interesse e empenho em superar as dificuldades.

Apresenta algumas dificuldades na utilização dos equipamentos e aplicações, que tenta clarificar de forma educada e correta junto da docente e de alguns colegas, aspetos que lhe serão certamente fundamentais na evolução esperada das aprendizagens.

Revela uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar o bom trabalho desenvolvido até aqui.

 

- Evidencia alguns dos saberes disciplinares, mas deve continuar a esforçar-se por aplicar os conceitos aprendidos e a terminologia específica da disciplina. Revela ainda algumas dificuldades em organizar e transformar a informação técnica de forma mais adequada, mas tem mantido uma postura de interesse e empenho muito satisfatórios a fim de superar as suas dificuldades.

A aluna tem vindo a demonstrar um à-vontade crescente na utilização dos equipamentos e aplicações, tentando sempre clarificar as suas dúvidas de forma educada e correta junto da docente e de alguns colegas, aspetos que lhe serão certamente fundamentais na evolução esperada das aprendizagens.

Revela uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar o bom trabalho desenvolvido até aqui.

-Evidencia alguns dos saberes disciplinares, mas deve continuar a esforçar-se por aplicar os conceitos aprendidos e a terminologia específica da disciplina. Revela ainda algumas dificuldades em organizar e transformar a informação técnica de forma mais adequada, mas tem mantido uma postura de interesse e empenho muito satisfatórios a fim de superar as suas dificuldades.

O aluno tem vindo a demonstrar um à-vontade crescente na utilização dos equipamentos e aplicações, tentando sempre clarificar as suas dúvidas de forma educada e correta junto da docente e de alguns colegas, aspetos que lhe serão certamente fundamentais na evolução esperada das aprendizagens.

Revela uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar o bom trabalho desenvolvido até aqui.

- Evidencia alguns dos saberes disciplinares, mas deve continuar a esforçar-se por aplicar os conceitos aprendidos e a terminologia específica da disciplina. Revela ainda algumas dificuldades em organizar e transformar a informação técnica de forma mais adequada, mas tem mantido uma postura de interesse e empenho satisfatórios a fim de superar as suas dificuldades.

A aluna tem vindo a demonstrar um à-vontade crescente na utilização dos equipamentos e aplicações, tentando sempre clarificar as suas dúvidas de forma educada e correta junto da docente e de alguns colegas, aspetos que lhe serão certamente fundamentais na evolução esperada das aprendizagens.

Revela uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar o bom trabalho desenvolvido até aqui, esforçando-se por ser mais participativa oralmente.

- Evidencia alguns dos saberes disciplinares já com algum rigor e profundidade mas deve continuar a esforçar-se por aplicar a terminologia específica da disciplina. Revela ainda algumas dificuldades em organizar e transformar a informação técnica de forma mais adequada, mas tem mantido uma postura de interesse e colaboração com os colegas de turma, que lhe serão certamente fundamentais na evolução esperada das aprendizagens.

Apresenta algumas dificuldades na utilização dos equipamentos e aplicações, que tenta clarificar de forma educada e correta junto da docente e de alguns colegas.

Revela uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar o bom trabalho desenvolvido até aqui e esforçar-se por limitar as suas intervenções não solicitadas que não sendo gravosas tendem a dispersar a aula e os colegas da turma.

 

- Revela falhas no uso da linguagem e terminologia específica da disciplina e não estabelece totalmente as relações concetuais esperadas. Apresenta algumas dificuldades em organizar/selecionar e transformar a informação para comunicar conhecimento, pelo que deve aumentar a sua atenção e disciplina individual. Revela uma postura e linguagem satisfatórias, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar a trabalhar e esforçar-se por limitar as suas intervenções não solicitadas que não sendo gravosas tendem a dispersar a aula e os colegas da turma.

 

- Evidencia alguns dos saberes disciplinares, mas deve continuar a esforçar-se por aplicar a terminologia específica da disciplina. Revela ainda algumas dificuldades em organizar e transformar a informação técnica de forma mais adequada, mas tem mantido uma postura de interesse e empenho em superar as dificuldades.

Apresenta algumas dificuldades na utilização dos equipamentos e aplicações, que tenta clarificar de forma educada e correta junto da docente e de alguns colegas, aspetos que lhe serão certamente fundamentais na evolução esperada das aprendizagens.

Revela uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho. Deve continuar o bom trabalho desenvolvido até aqui, esforçando-se por ser mais participativa oralmente.

 

 

- Evidencia alguns dos saberes disciplinares já com algum rigor e profundidade e esforça-se por aplicar a terminologia específica da disciplina.

Consegue estabelecer relações entre conceitos/ conteúdos e saberes do senso comum exprimindo-se com alguma correção, clareza e organização. Esforça-se para compreender e resolver problemas pesquisando, selecionando e organizando eficazmente informação a fim de comunicar conhecimentos. Utiliza, com alguma segurança e autonomia os recursos e materiais disponíveis para aprender, criar e comunicar.

Revela-se interessado e empenhado, valorizando e integrando sugestões e críticas construtivas bem como apresentando comportamento, responsabilidade, sociabilidade e empenho muito satisfatórios.

 

 

 


Elsa nov 2022

PERFIS GERAIS DE DESEMPENHO

 

Indesejável

Nível 1 / 1 a 5 valores

Revela falhas graves, sistemáticas e de rigor no uso da linguagem e terminologia específica da disciplina (4) e não estabelece relações concetuais, sendo os saberes disciplinares muito insuficientes (3). Apresenta muitas dificuldades em organizar/selecionar e transformar a informação pesquisada para comunicar conhecimento (5), revelando dificuldades que impedem a aplicação de conhecimentos a novas situações (6) e desconhecimento ou falhas graves na utilização de materiais, instrumentos, e/ou equipamentos específicos (7).

Revela incapacidade de reconhecer erros e ouvir críticas construtivas, recusando as propostas de ajuda (2), apresentado falhas sistemáticas e graves de comportamento, responsabilidade e sociabilidade e empenho (1).

 

Suficiente

Nível 3 / 10 a 13 valores

Evidencia alguns dos saberes disciplinares com rigor e alguma profundidade (3), revelando pouco rigor no uso da linguagem e terminologia específica da disciplina (2). Tem alguma dificuldade em organizar e transformar a informação pesquisada para comunicar conhecimento (5) e nem sempre o mobiliza de forma adequada (6). Apresenta algumas falhas na utilização de materiais, instrumentos e equipamentos (7). 

Revela algumas dificuldades de autoanálise (2), apresentando uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho (1). 

 

 

Muito Bom

Nível 5 / 18 a 20 valores

Evidencia os saberes sempre com elevado rigor e profundidade, estabelecendo relações entre conceitos/ conteúdos e saberes do senso comum (3), exprimindo-se sempre com correção, clareza e organização, utilizando corretamente a terminologia específica das disciplinas (4). Mobiliza sempre o conhecimento de forma rigorosa para compreender e resolver problemas / novas situações (6), pesquisando, selecionando, organizando eficazmente informação, em formatos diversos, para produzir e comunicar conhecimentos (5). Utiliza, com elevada correção, segurança e autonomia, materiais, instrumentos e equipamentos específicos para aprender, criar e comunicar (7). 

Revela-se sempre disponível e empenhado na autoanálise crítica de comportamentos e resultados, valorizando e integrando sugestões e críticas construtivas (2), bem como apresentando semprecomportamento, responsabilidade, sociabilidade e empenho exemplares (1).

 

 

SÍNTESE INFORMATIVA - Exemplo 1: (???)

Revela falhas graves de rigor no uso da linguagem e terminologia específica da disciplina (4) e não estabelece relações concetuais, sendo os saberes disciplinares muito insuficientes (3). Tem alguma dificuldade em organizar e transformar a informação pesquisada para comunicar conhecimento (5), e nem sempre o mobiliza de forma adequada (6). Apresenta algumas falhas na utilização de materiais, instrumentos e equipamentos (7).

Revela incapacidade de reconhecer erros e ouvir críticas construtivas, recusando as propostas de ajuda (2), apresentando uma postura e linguagem adequadas, com falhas pouco graves de comportamento, responsabilidade, sociabilidade e/ou empenho (1).