Módulo 4 - Modelação 3D
103 Introdução às técnicas elementares de modelação 3D.
104 Introdução ao desenho vetorial.
105 Utilização das técnicas elementares de modelação 3D.
106 Enquadramento de objetos 3D.
107 Ângulos nos objetos 3D.
108 Analisar que tipos de problemas podem ser resolvidos usando a modelação.
109 Decompor um objeto nos seus elementos constituintes.
110 Agrupar formas e criação de orifícios.
111 Desenhar objetos, utilizando as técnicas adequadas à modelação.
112 Soluções para dar resposta a um problema ou projeto de modelação.
113 Conteúdos que integrem objetos modelados em situações concretas.
114 Programas de modelação 3d: Tinkercad e Sketchup.
115 Inscrição na plataforma Tinkercad.
116 Espaço de trabalho 3D: manipulação com órbita.
117 Espaço de trabalho 3D: arrastamento.
118 Espaço de trabalho 3D: zoom.
119 Espaço de trabalho 3D: seleção de objetos.
120 Espaço de trabalho 3D: plano de trabalho.
121 Operações com primitivos: rotação.
122 Operações com primitivos: translação no plano e no espaço.
123 Operações com primitivos: medidas e linhas de cotagem.
124 Modelação com primitivos: operações booleanas de corte e união.
125 Subdivisão de superfícies.
126 Modelação por varrimento e rotação.
127 Texturização.
128 Iluminação e sombras.
129 Planificação de um projeto 3D.
130 Desenvolvimento de um projeto 3D.
131 Impressoras 3D.
132 Impressão de objetos 3D.
133 Continuação do desenvolvimento de um projeto 3D.
134 Continuação do desenvolvimento de um projeto 3D.
135 Continuação do desenvolvimento de um projeto 3D.
136 Auto e heteroavaliação.
Módulo 3 - Páginas Web (34 aulas)
69 O que é uma página Web.
70 A Web 1.0 e a Web 2.0.
71 Noções elementares sobre ergonomia e amigabilidade aplicáveis a páginas Web.
72 Ficha de trabalho.
73 Planificar e estruturar um sítio na Internet.
74 Ficheiros HTML.
75 O que é o CSS.
76 Programas de elaboração de páginas web.
77 Ferramentas de software utilizáveis para a criação das páginas.
78 Hipertexto.
79 Ficha de trabalho.
80 Analisar os vários passos na criação de um Web Site.
81 Recolha de material para elaborar a página Web.
82 Inscrição num serviço on-line de criação de páginas Web.
83 Introdução e configuração de texto nas páginas Web.
84 O espaço entre linhas nos parágrafos e margens.
85 Configuração de imagens nas páginas Web.
86 Imagens externas e de fundo
87 Configuração de vídeo nas páginas Web.
88 Tabelas nas páginas Web.
89 Os programas de ftp.
90 Tipos de hiperligações.
91 Criação de hiperligações.
92 Integração e formatação do conteúdo num sítio da Internet.
93 Criação de um sítio na Internet proposto pelo professor.
94 Continuação da criação de um sítio na Internet proposto pelo professor.
95 Elementos chave nos menus de navegação.
96 Ferramentas que ajudam os utilizadores a navegar através do site.
97 Escolha de tema para trabalho final.
98 Planificação do trabalho final.
99 Recolha de fotos para o trabalho final.
100 Pesquisa de vídeos para o trabalho final.
101 Apresentação do resultado do trabalho à turma.
102 Auto e heteroavaliação.
35 Folha de cálculo – conceitos gerais.
36 Acesso aos últimos ficheiros utilizados.
37 Alteração do nome e da posição de uma folha.
38 Utilização de livros para organizar informação.
39 Inserção e eliminação de colunas, linhas e células.
40 Atribuição de um nome a uma célula e a um intervalo.
41 Modificação da largura das colunas e da altura das linhas.
42 Formatação de texto, células, linhas e colunas.
43 Seleção, inserção e eliminação de linhas e colunas.
44 Largura de coluna e altura de linha.
45 Omissão e visualização de colunas.
46 Referências relativas e absolutas.
47 Fórmulas associadas a cálculos.
48 Aplicação de cores e padrões a células.
49 Integração de tabelas no processador de texto.
50 Integração de gráficos no processador de texto.
51 Formatação de células utilizando os limites.
52 Impressão de folhas de cálculo.
53 Cabeçalho e rodapé.
54 A função “soma” e “média”.
55 A função "e" e "ou".
56 A função "se".
57 A função “contar.se” e "soma.se".
58 A função "máximo" "mínimo".
59 Gráficos.
60 Listas de ordenação.
61 Filtros de dados.
62 Macros pré-definidas.
63 Macros de personalização das barras de ferramentas.
64 Criação e gravação de uma macro.
65 Atribuição de uma macro a um botão.
66 Execução de uma macro.
67 Revisões.
68 Auto e heteroavaliação.
- Apresentação do professor e alunos.
- Funcionamento da disciplina.
- Teste diagnóstico.
- Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação.
- Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio à pesquisa em ambientes digitais.
- Práticas seguras de utilização das aplicações digitais.
- Práticas seguras de navegação na Internet.
- Conhecer as potencialidades de ferramentas para localizar informação, no âmbito do processo de pesquisa e investigação em ambientes digitais.
- Conhecer as principais funcionalidades de ferramentas para localizar informação, no âmbito do processo de pesquisa e investigação em ambientes digitais.
- Formular questões que permitam orientar a recolha de informações pertinentes.
- Formular questões que permitam orientar a filtragem de informações pertinentes.
- Combate ao plágio.
- Realizar pesquisas, utilizando palavras-chave de acordo com o tema a desenvolver.
- Realizar pesquisas utilizando termos selecionados e relevantes, de acordo com o tema a desenvolver.
- Comportamentos que visam a proteção da privacidade;
- Analisar criticamente a qualidade e a credibilidade da informação.
- Comparar criticamente a qualidade e a credibilidade da informação.
- Avaliar criticamente a qualidade e a credibilidade da informação.
- Analisar a credibilidade da informação.
- Comparar a credibilidade da informação.
- Avaliar a credibilidade da informação.
- Respeitar os direitos de autor e compreender como se aplicam à informação e aos conteúdos digitais.
- Respeitar as licenças e compreender como se aplicam à informação e aos conteúdos digitais.
- Utilizar as potencialidades das aplicações digitais.
- Estruturar os conteúdos em documentos no modelo de relatório: capa e índice.
- Estruturar os conteúdos em documentos no modelo de relatório: introdução e desenvolvimento.
- Apresentação de produtos desenvolvidos utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.
- Partilha de produtos desenvolvidos utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.
- Estruturar os conteúdos em documentos no modelo de relatório: conclusão e referências bibliográficas.
- Comunicar e colaborar utilizando as potencialidades e características das aplicações digitais.
- Comunicação síncrona.
- Comunicação assíncrona.
- Estruturar os conteúdos em documentos de suporte a uma apresentação ou interação através de tecnologias digitais.
- Auto e heteroavaliação.
9.º ano: folha de cálculo, scratch.
8.º ano: blogue e sites.
7.º ano: imagem, vídeo e som.
6.º ano: murais digitais, processador de texto, apresentações eletrónicas.
5.º ano: processador de texto, apresentações multimédia.
2019/2020 Ovar
Módulo I - Folha de Cálculo (40 aulas) | |
1 | Apresentação do professor e alunos. |
2 | Teste Diagnóstico. |
3 | Folha de cálculo – conceitos gerais. |
4 | Utilização simultânea de ficheiros |
5 | Acesso aos últimos ficheiros utilizados |
6 | Alteração do nome e da posição de uma folha. |
7 | Utilização de livros para organizar informação. |
8 | Inserção e eliminação de colunas, linhas e células. |
9 | Atribuição de um nome a uma célula e a um intervalo. |
10 | Modificação da largura das colunas e da altura das linhas. |
11 | Formatação de texto, células, linhas e colunas. |
12 | Seleção, inserção e eliminação de linhas e colunas. |
13 | Largura de coluna e altura de linha. |
14 | Omissão e visualização de colunas. |
15 | Fórmulas. |
16 | Referências relativas e absolutas. |
17 | Fórmulas associadas a cálculos. |
18 | Aplicação de cores e padrões a células. |
19 | Integração de tabelas no processador de texto. |
20 | Integração de gráficos no processador de texto. |
21 | Formatação de células utilizando os limites. |
22 | Impressão de folhas de cálculo. |
23 | Cabeçalho e rodapé. |
24 | Funções. |
25 | A função “soma” e “média”. |
26 | A função "e" e "ou". |
27 | A função "se". |
28 | A função “contar.se” e "soma.se". |
29 | A função "máximo" "mínimo". |
30 | Gráficos. |
31 | Listas de ordenação. |
32 | Filtros de dados. |
33 | Macros pré-definidas. |
34 | Macros de personalização das barras de ferramentas. |
35 | Criação e gravação de uma macro. |
36 | Teste de avaliação. |
37 | Atribuição de uma macro a um botão. |
38 | Execução de uma macro. |
39 | Entrega e correção do teste de avaliação. |
40 | Auto e heteroavaliação. |
Módulo II - Base de dados (40 aulas) | |
41 | Conceito de base de dados. |
42 | Operações executáveis sobre uma base de dados. |
43 | Base de dados em formato monotabela. |
44 | Base de dados em formato relacional. |
45 | Estrutura de uma base de dados relacional. |
46 | Tabelas de uma base de dados. |
47 | Campos de uma base de dados. |
48 | Registos de uma base de dados. |
49 | Campo-chave de uma base de dados. |
50 | Relações existentes na base de dados. |
51 | O ambiente de trabalho do Microsoft Access. |
52 | Planificação de uma base de dados. |
53 | Resolução de uma ficha de trabalho. |
54 | Continuação da resolução da ficha de Trabalho. |
55 | Conclusão da resolução da ficha de trabalho da aula anterior. |
56 | Correção da ficha de trabalho da aula anterior. |
57 | Criação e eliminação de bases de dados. |
58 | Criação e edição de tabelas. |
59 | Resolução de uma ficha de trabalho. |
60 | Continuação da resolução da ficha de Trabalho. |
61 | Conclusão da resolução da ficha de trabalho da aula anterior. |
62 | Correção da Ficha de Trabalho da aula anterior. |
63 | Criação de consultas. |
64 | Resolução de uma ficha de trabalho. |
65 | Continuação da resolução da ficha de Trabalho. |
66 | Conclusão da resolução da ficha de trabalho da aula anterior. |
67 | Correção da Ficha de Trabalho da aula anterior. |
68 | Criação de formulários. |
69 | Resolução de uma ficha de trabalho. |
70 | Continuação da resolução da ficha de Trabalho. |
71 | Conclusão da resolução da ficha de trabalho da aula anterior. |
72 | Correção da Ficha de Trabalho da aula anterior. |
73 | Criação de relatórios. |
74 | Resolução de uma ficha de trabalho. |
75 | Continuação da resolução da ficha de Trabalho. |
76 | Conclusão da resolução da ficha de trabalho da aula anterior. |
77 | Correção da Ficha de Trabalho da aula anterior. |
78 | .Teste de avaliação. |
79 | Correção do teste de avaliação. |
80 | Auto e heteroavaliação. |
Módulo III - Páginas Web (40 aulas) | |
81 | O que é uma página Web. |
82 | A Web 1.0 e a Web 2.0. |
83 | Noções elementares sobre ergonomia e amigabilidade aplicáveis a páginas Web. |
84 | Analisar exemplos de páginas/sítios. |
85 | Ficha de trabalho. |
86 | Planificar um sítio na Internet. |
87 | Estruturar um sítio na Internet. |
88 | Ficheiros HTML. |
89 | Estrutura da página HTML |
90 | O que é o CSS. |
91 | Programas de elaboração de páginas web. |
92 | Ferramentas de software utilizáveis para a criação das páginas. |
93 | Hipertexto. |
94 | Ficha de trabalho. |
95 | Analisar os vários passos na criação de um Web Site. |
96 | Recolha de material para elaborar a página Web. |
97 | Inscrição num serviço on-line de criação de páginas Web. |
98 | Introdução e configuração de texto nas páginas Web. |
99 | O espaço entre linhas nos parágrafos e margens. |
100 | Configuração de imagens nas páginas Web. |
101 | Galerias de fotos. |
102 | Imagens externas e de fundo |
103 | Configuração de vídeo nas páginas Web. |
104 | SEO, técnicas para tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca. |
105 | Tabelas nas páginas Web. |
106 | Os programas de ftp. |
107 | Tipos de hiperligações. |
108 | Criação de hiperligações. |
109 | Integração e formatação do conteúdo num sítio da Internet. |
110 | Criação de um sítio na Internet proposto pelo professor. |
111 | Continuação da criação de um sítio na Internet proposto pelo professor. |
112 | Elementos chave nos menus de navegação. |
113 | Ferramentas que ajudam os utilizadores a navegar através do site. |
114 | Escolha de tema para trabalho final. |
115 | Planificação do trabalho final. |
116 | Recolha de fotos para o trabalho final. |
117 | Pesquisa de vídeos para o trabalho final. |
118 | Apresentação do resultado do trabalho à turma. |
119 | Apresentação do resultado do trabalho à turma. |
120 | Auto e heteroavaliação. |