23 de março de 2018
O Núcleo Naval do Ecomuseu abriu ao público em 1984, num antigo estaleiro naval da freguesia de Arrentela. No edifício funciona ainda a oficina de construção artesanal de modelos de barcos do Tejo.No dia 23 de março de 2018, os alunos da turma 8.º D, da Escola Paulo da Gama, visitaram este espaço, no âmbito da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação.
A Visita foi guiada pela Dr.ª Madalena Campos onde para além de apresentar o Museu desenvolveu uma atividade intitulada “Calcular Distâncias”. Os alunos fizeram uma estimativa da largura da Baía do Seixal, entre o local onde se encontravam e o coreto na Amora, situado do outro lado da Baía. Utilizaram binóculos e um mapa à escala de 1x15 000 para obter a distância real aproximada.
Com a ajuda dos binóculos, identificaram, na paisagem, os seguintes locais de interesse: Estaleiros Venamar; Portinho da Raposa; Igreja N. Senhora da Consolação; Moinho da Maré do Capitão; Bairro dos Operários Alemães; Seca de Bacalhau Atlântica.
Tivemos oportunidade de assistir a uma exposição efetuada pelo artesão de serviço do Ecomuseu, o Sr. Fernando Damaso, que nos explicou os principais aspetos da construção naval dos barcos do Tejo.
Os alunos e professores deslocaram-se a pé e como o dia estava de sol primaveril foi uma visita muito agradável e estimulante.