Eletricista
Fio 4 mm2 de secção
Disjuntor de 25 amperes ou 20 amperes tomadas de potência
Para verificar se dois fios estão a fazer contacto,
coloco o multímetro na resistência e tem de dar zero ou perto do zero.
Múltímetro |
1 Lei de ohm
V = RI
Diferença de Potencial ou tensão = Resistência * Corrente eléctrica ou Intensidade R=V/I Volte = Ohm * Ampere
UNIDADES DE MEDIDA
Corrente elétrica* = Intensidade- Ampere(s) (Fluxo de partículas no condutor, Força da água, A=1000 mA)
Tensão elétrica* = diferença de potencial - Volt(s) (Tendência que uma carga tem de ir de um ponto para o outro ou diferença de potencial elétrico entre dois pontos ou a diferença em energia potencial elétrica por unidade de carga elétrica entre dois pontos.)
Resistência elétrica*- ohm(s) (capacidade de um material para resistir à passagem de corrente elétrica)
Potência elétrica*- Watt(s) (P=V*I Quanto gasta o aparelho, energia ou água que absorve)
Paralelo - V é igual / I divide
EXPLICAÇÕES PROLONGADAS
*Corrente elétrica
É o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica ou é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela ação de um campo elétrico ou outros meios (reações químicas, atrito, luz, etc.).
A intensidade de corrente é o ampere (A). A corrente elétrica é também chamada informalmente de amperagem. Embora seja um termo válido na linguagem coloquial, a maioria dos engenheiros eletricistas repudia o seu uso por confundir a grandeza física (corrente eléctrica) com a unidade que a medirá (ampere). A corrente elétrica, designada por I, é o fluxo das cargas de condução dentro de um material
Tensão elétrica
Pode-se fazer uma analogia entre esta e a pressão hidráulica. Quanto maior a diferença de pressão hidráulica entre dois pontos, maior será o fluxo, caso haja comunicação entre estes dois pontos. O fluxo (que em eletrodinâmica seria a corrente elétrica) será assim uma função da pressão hidráulica (tensão elétrica) e da oposição à passagem do fluido (resistência elétrica). Este é o fundamento da lei de Ohm, para a corrente contínua.
*Resistência elétrica- Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de eletrões livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os eletrões colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal. Portanto, os eletrões encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem da corrente no condutor.
No caso dos metais, a resistência aumenta quando a temperatura aumenta. Mas, há certas substâncias cuja resistência diminui à medida que a temperatura aumenta; as principais são o carbono e o telúrio.
Potência elétrica - KW custa 12 cêntimos. Taxa de trabalho resultante quando um ampere (A) de corrente flui através de uma diferença de potencial elétrico de um volt (V), no eletromagnetismo). O transformador do mac tem 60W, ao fim de meia hora gasta quase um KW. No transformador diz: 16,5V e 3,6 A, logo multiplicando dá 59,4 W. Não quer dizer que gaste isso, mas na máxima potência pode gastar.
Lei de ohm - A razão entre a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica é constante. Essa constante é denominada de resistência elétrica.(num condutor mantido à temperatura constante)