Ensinar bem é uma arte baseada na ciência comportamental prática.
Controlar a sala é uma das partes mais importantes do ensino. A eficácia da aprendizagem depende do ambiente promovido pelo professor. Num ambiente convidativo, os alunos aprendem melhor, independentemente da matéria.
- Decorar os nomes dos alunos;
- Escolher quatro ou cinco regras básicas, com consequências positivas e negativas, claras, proporcionais à infração e aplicadas sem irritação nem humilhação;
- Evitar elevar a voz, manter a calma nas discussões e não remoer no assunto.
- Distribuir tarefas pequenas de liderança aos alunos difíceis;
- Perguntar por interesses de todos os alunos e dar informações sobre si mesmo.
- Estimular a participação dos alunos mais apagados sem jogar holofotes;
- Manter o sentido de humor rindo de si mesmo autodepreciativamente;
- Repetir frases positivas nos maus dias. "Vai ficar tudo bem" ou "Amanhã é outro dia";
- Trocar metodologias com professores mais experientes;
- Evitar lista de proibições. Basta “sem distrações” e confiscar os objetos conforme o caso;
- Elogiar, sem forçar, a turma e os alunos um a um;
- Assumir riscos com novos projetos;
- Falar menos e dividir as tarefas em etapas pequenas;
- Conversar individualmente com alunos problemáticos para a parte durona desaparecer. Fazê-los de exemplo causa efeitos negativos;
- Manter a colaboração dos EE;
- Ajudar na arrumação da sala;
- Explorar a disciplina positiva, oposta aos castigos. Todos fazemos quatro vezes mais o bom que o mau;
- Premiar imediatamente e de forma clara;
- Recorrer à escola democrática. Em conjunto com a turma, anotam-se (blogue) ideias para solucionar os problemas;
- Manter os alunos ocupados com tarefas limitadas no tempo;
- Deixar claro que não há problema em errar;
- Os alunos têm 1 minuto e meio de concentração por ano de vida;
- Ser pontual. O atraso dececiona o aluno;
- Educar é podar. Os “nãos” diários são preciosos;
- Evitar comparações.
- Sentar os alunos nos seus lugares e iniciar a aula rapidamente;
- Não existem más perguntas. O que move o mundo são as perguntas;
- Socializar as dúvidas e fazer perguntas abertas;
- Caminha pela sala para manter o aluno sentado;
- Sê autoridade e não autoritário. O aluno difícil é um desafio pedagógico e não um problema;
- Alterna a aula com vídeos, imagens, jogos, etc.
Bibliografia
ANTUNES, Celso. Na Sala de Aula. 3ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
AQUINO, Julio Groppa. Indisciplina na Escola – Alternativas Teóricas e Práticas. 8ª ed. São Paulo: Summus Editorial, 1996.
LEMOV, Doug. Aula Nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. 4ª ed. São Paulo: Da Boa Prosa, 2011.
VASCONCELLOS, Celso dos. Disciplina: Construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 14ª ed. São Paulo: Libertad, 2000.
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