Num computador, todas as atividades são sincronizadas. Os dispositivos recebem o sinal de executar as atividades, pulso de clock, e em cada pulso, executam as tarefas, param e vão para o próximo ciclo de clock.
Diferença de clock
Os processadores são classificados em linhas, Intel Core 2 Duo ou AMD Phenom II.
A linha Intel Core 2 Duo possui os modelos E8400, E8500 e E8600. Diferencia-os o clock. O do primeiro é de 3 GHz, o do segundo de 3,16 GHz e o clock do terceiro de 3,33 GHz.
A rapidez do processador depende dos detalhes de fabricação, dentro de um mesmo wafer, nas pastilhas, a frequência de cada chip é diferente.
Clock externo FSB
Os processadores também contam com o clock externo. Eles não comunicam com o chipset e o controlador da memória, que pode estar na ponte norte (northbridge) do chipset utilizando a mesma velocidade do clock interno.
Quando a comunicação é feita, através do Front Side Bus (FSB), o clock externo, de frequência mais baixa, entra em ação. existe para efetuar essa comunicação.
O clock interno é o batedor de navio a remos, o clock externo é a comunicação do comandante com o exterior.
Para obter o clock interno, multiplica-se o clock externo. Se o clock externo tiver 100 MHz, o chip trabalha à 1,6 GHz, multiplica-se 100x16 = 1600 MHz = 1,6 GHz.
Dois processadores, um da Intel e outro da AMD, com clock interno de valor 3,2 GHz, podem trabalham a diferentes velocidades. Um pode levar 2 ciclos de clock numa instrução e outro 3.
Os processadores recentes transferem 2 ou mais dados por ciclo de clock, o chip que realiza a transferência de 2 dados por ciclo e que trabalha com clock externo de 133 MHz fá-lo a 266 MHz.
É um erro comparar o clock interno de processadores diferentes.
QuickPath Interconnect (QPI) e HyperTransport
O QuickPath Interconnect (QPI), da Intel, e o HyperTransport, da AMD, substituem o FSB com duas vias de comunicação, transmitindo e recebendo dados ao mesmo tempo. No FSB há apenas uma única via para a comunicação.
QPI / HyperTransport |