A vantagem de usar o GTM é que não tem de adicionar o código do Analytics, Adwords, etc. – com um único código, o do GTM, e este terá, dentro dele, todos os códigos que precisa (Analytics, Adwords, outros).
Nota: se as vistas não aparecerem é porque a conta não está bem configurada.
Definições
- Conta - normalmente, o nome da empresa.
- Contentor - nome do website para o qual irá gerir as etiquetas. Ex.: educar321.blogspot.com
- Etiquetas - contidas num contentor. Por exemplo, uma etiqueta para o Google Analytics, outra para o Google Adwords.
- Regras - definem quando e como estas etiquetas serão executadas, em todas as páginas do website (ex.: Google Analytics) ou apenas numa única página.
- Tags - código de rastreamento. Ativa um código. Entrar numa rede social, mudar a cor de um botão,etc.
- Triggers (gatilhos) - condições por exemplo, quero que dispare algo quando alguém assina uma newsletter. Clicar num link, visitar mais de 75% da página, etc.
- Variables - variáveis para Tags e triggers, podem ser mais complexas.
Exemplos
- Chat é Tag.
- Quando quero que dispare, Trigger.
- Quando, onde, como, Variável.
lição 1 - introdução ao Google Tag manager
lição 2 - criar Google Tag manager