Google Tag Manager (GTM)

Com apenas um código no site, instala diversos serviços. Não substitui o Google Analytics, serve de intermediário.

A vantagem de usar o GTM é que não tem de adicionar o código do Analytics, Adwords, etc. – com um único código, o do GTM, e este terá, dentro dele, todos os códigos que precisa (Analytics, Adwords, outros).

entrar no Google Tag manager

adicionar tag code no blogger


guia completo GTM


Nota: se as vistas não aparecerem é porque a conta não está bem configurada.


Definições

  • Conta - normalmente, o nome da empresa.
  • Contentor - nome do website para o qual irá gerir as etiquetas. Ex.: educar321.blogspot.com
  • Etiquetas - contidas num contentor. Por exemplo, uma etiqueta para o Google Analytics, outra para o Google Adwords.
  • Regras - definem quando e como estas etiquetas serão executadas, em todas as páginas do website (ex.: Google Analytics) ou apenas numa única página.
  • Tags - código de rastreamento. Ativa um código. Entrar numa rede social, mudar a cor de um botão,etc.
  • Triggers (gatilhos) - condições por exemplo, quero que dispare algo quando alguém assina uma newsletter. Clicar num link, visitar mais de 75% da página, etc.
  • Variables - variáveis para Tags e triggers, podem ser mais complexas.

Exemplos 

  • Chat é Tag.
  • Quando quero que dispare, Trigger.
  • Quando, onde, como, Variável.


lição 1 - introdução ao Google Tag manager

lição 2 - criar Google Tag manager