teórico prática
| 1 | Princípios de funcionamento da realidade virtual. | |
| 2 | Imagens 360. | |
| 3 | Classes e sistemas de realidade virtual. | |
| 4 | Dispositivos de rastreamento e realidade virtual. | |
| 5 | Primeiro momento de avaliação discreta. | |
| 6 | Princípio de modelos 3D de malha. | |
| 7 | Texturização de objetos. | |
| 8 | A realidade virtual na comunicação de produto. | |
| 9 | Segundo momento de avaliação discreta. | |
| 10 | Desenvolvimento de ambientes imersivos. | |
| 11 | A importância dos ambientes imersivos na comunicação de produto. | |
| 12 | Realidade aumentada. | |
| 13 | Programação de interações com objetos na realidade virtual. | |
| 14 | Terceiro momento de avaliação discreta. | |
| 15 | Exame de recurso. |
prática
| 1 | Introdução à criação de uma tour virtual. | ||
| 2 | Construção de imagens 360. | ||
| 3 | Introdução à criação de tours virtuais. | ||
| 4 | Modelação 3D para realidade virtual. | ||
| 5 | Introdução ao OpenSpace3D. | ||
| 6 | Criação de um painel de visualização em realidade aumentada. | ||
| 7 | Configuração da interação com o painel de visualização na realidade aumentada. | ||
| 8 | Introdução ao software SimLab Composer. | ||
| 9 | Segundo momento de avaliação discreta. | ||
| 10 | Desenvolvimento de ambientes imersivos. | ||
| 11 | Continuação do desenvolvimento de ambientes imersivos. | ||
| 12 | Ancoragem de objetos virtuais no mundo real dentro da realidade aumentada. | ||
| 13 | Revisões para o 3.º momento de avaliação. | ||
| 14 |
| ||
| 15 | Exame de recurso. |
Conhecer e compreender o funcionamento de sistemas de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)
Conteúdos
1. Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) - Princípios de funcionamento
2. Modelos de malha para visualização em VR e AR - Princípio de modelos 3D de malha
3. VR para comunicação de produto
4. AR para comunicação de produto
- Utilizar ferramentas de VR e AR
- Executar e adaptar modelos 3D adequados a aplicações de VR e AR
- Desenvolver aplicações imersivas e interativas de VR para apoio à comunicação digital de produto
- Desenvolver aplicações de AR para apoio à visualização e montagem de produto
Conteúdos
1. Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) - Princípios de funcionamento
- Classes e sistemas de VR +info
- Sistemas de rastreamento e captura de movimento - Interface com o utilizador
- Seleção, Manipulação e Navegação
2. Modelos de malha para visualização em VR e AR - Princípio de modelos 3D de malha
- Conversão de modelos 3D
- Modelação de malhas
- Texturização de objetos
3. VR para comunicação de produto
- Desenvolvimento de ambientes imersivos
- Parametrização de interações com objetos
4. AR para comunicação de produto
- Reconhecimento do mundo real
- Ancoragem de objetos virtuais no mundo real