sumários frva


teórico prática

1Princípios de funcionamento da realidade virtual.
2Imagens 360.
3Classes e sistemas de realidade virtual.
4Dispositivos de rastreamento e realidade virtual.
5Primeiro momento de avaliação discreta.
6Princípio de modelos 3D de malha.
7Texturização de objetos.
8A realidade virtual na comunicação de produto.
9Segundo momento de avaliação discreta.
10Desenvolvimento de ambientes imersivos.
11
A importância dos ambientes imersivos na comunicação de produto.
12
Realidade aumentada.
13
Programação de interações com objetos na realidade virtual. 
14
Terceiro momento de avaliação discreta.
15      Exame de recurso.

prática 
1Introdução à criação de uma tour virtual.
2Construção de imagens 360.
3Introdução à criação de tours virtuais.
4Modelação 3D para realidade virtual.
5Introdução ao OpenSpace3D.
6Criação de um painel de visualização em realidade aumentada.
7Configuração da interação com o painel de visualização na realidade aumentada.
8Introdução ao software SimLab Composer.
9Segundo momento de avaliação discreta.
10Desenvolvimento de ambientes imersivos.
11Continuação do desenvolvimento de ambientes imersivos.
12Ancoragem de objetos virtuais no mundo real dentro da realidade aumentada.
13
Revisões para o 3.º momento de avaliação.
14  
Terceiro momento de avaliação discreta.
15Exame de recurso.



Conhecer e compreender o funcionamento de sistemas de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)
  • Utilizar ferramentas de VR e AR
  • Executar e adaptar modelos 3D adequados a aplicações de VR e AR
  • Desenvolver aplicações imersivas e interativas de VR para apoio à comunicação digital de produto
  • Desenvolver aplicações de AR para apoio à visualização e montagem de produto

Conteúdos

1. Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) - Princípios de funcionamento
  • Classes e sistemas de VR +info
  • Sistemas de rastreamento e captura de movimento - Interface com o utilizador
  • Seleção, Manipulação e Navegação

2. Modelos de malha para visualização em VR e AR - Princípio de modelos 3D de malha
  • Conversão de modelos 3D
  • Modelação de malhas
  • Texturização de objetos

3. VR para comunicação de produto
  • Desenvolvimento de ambientes imersivos
  • Parametrização de interações com objetos

4. AR para comunicação de produto
  • Reconhecimento do mundo real
  • Ancoragem de objetos virtuais no mundo real