- Apresentação do professor e alunos. Divulgação e análise dos critérios de avaliação.
- Funcionamento da disciplina. Teste diagnóstico.
- História do computador.
- Gestão de pastas e ficheiros.
- Conceitos básicos de Informática: Dados, Informação, Informática, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
- Introdução ao Moodle. Entrega de credenciais e envio de trabalhos.
- Ficheiros e pastas. Tipos de ficheiros.
- Como guardar ficheiros. Ferramenta de recorte.
- O ambiente de trabalho do processador de texto MS Word. Criar, formatar e guardar um documento.
- Inserir e formatar texto. Inserir e formatar imagens.
- Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais.
- Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais.
- Resolução de uma questão aula.
- Pensamento computacional. Treino de exercícios Bebras,
- Participação no desafio internacional Bebras.
- Participação no desafio internacional Bebras.
- Evolução da Internet.
- Formatação adequada do conteúdo de um documento no processador de texto.
Inserir e formatar imagens.
- Registo e participação nos desafios do site Seguranet.
- Ergonomia na utilização do computador e/ou outos dispositivos eletrónicos.
- Estratégias de investigação, pesquisa e análise de informação.
- Introdução ao processador de texto.
- Utilizar conteúdos obtidos em pesquisas.
- Formatar documentos.
- Inserir objetos: imagens e tabelas.
- Personalizar esquema de página.
- Personalizar cabeçalhos e rodapés.
- Introdução às apresentações multimédia.
- Inserir e editar diapositivos.
- Aplicar e personalizar temas.
- Inserir objetos na apresentação multimédia.
- Transições entre diapositivos.
- Animar objetos.
- Utilizar modo de apresentação.
- Auto e heteroavaliação.
O aluno planifica uma investigação a realizar online sendo capaz de:
Planificar estratégias de investigação e pesquisa a realizar online;
Formular questões que permitam orientar a recolha de dados ou informações pertinentes;
Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa;
Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa;
Conhecer as potencialidades e principais funcionalidades de ferramentas para apoiar o processo de investigação e pesquisa online;
Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver;
Analisar criticamente a qualidade da informação;
Utilizar o computador e outros dispositivos digitais, de forma a permitir a organização e gestão da informação.
Identificar diferentes meios e aplicações que permitam a comunicação e a colaboração;
Selecionar as soluções tecnológicas, mais adequadas, para realização de trabalho colaborativo e comunicação que se pretendem efetuar no âmbito de atividades e/ou projetos;
Utilizar diferentes meios e aplicações que permitem a comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados;
Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos utilizando meios digitais de comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados.
O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, explora ideias e desenvolve o pensamento computacional e produz artefactos digitais criativos, sendo capaz de:
Conhecer as potencialidades de diferentes aplicações digitais, por exemplo, de escrita criativa, explorando ambientes de programação;
Caracterizar, pelo menos, uma das ferramentas digitais abordadas;
Compreender o conceito de algoritmo e elaborar algoritmos simples;
Analisar algoritmos, antevendo resultados esperados e/ou detetando erros nos mesmos;
Elaborar algoritmos no sentido de encontrar soluções para problemas simples (reais ou simulados), utilizando aplicações digitais, por exemplo: ambientes de programação, mapas de ideias, murais, blocos de notas, diagramas e brainstorming online;
Produzir artefactos digitais criativos, para exprimir ideias, sentimentos e conhecimentos, em ambientes digitais fechados.
Debates
Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas
Divulgação e introdução aos recursos do site seguranet.pt
Participação nos desafios Seguranet
Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos
Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas
Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos
Privilegiar o trabalho colaborativo
Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos
Identificar problemas do meio envolvente, recorrendo a ferramentas digitais para pensar e discutir ideias, questões e soluções
Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas na Internet
Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos
Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar
Participação no Bebras - Desafio Internacional de Pensamento Computacional
10.º ano: pesquisa,tratamento dados, páginas web, modelação 3
9.º ano: folha de cálculo, scratch.
8.º ano: blogue e sites.
7.º ano: imagem, vídeo e som.
6.º ano: murais digitais, processador de texto, apresentações eletrónicas, folha de cálculo.
5.º ano: processador de texto, apresentações multimédia.