sumários TIC 5.º ano - 64 aulas


  1. Apresentação do professor e alunos. Divulgação e análise dos critérios de avaliação. 
  2. Funcionamento da disciplina. Teste diagnóstico. 
  3. História do computador. 
  4. Gestão de pastas e ficheiros. 
  5. Conceitos básicos de Informática: Dados, Informação, Informática, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). 
  6. Introdução ao Moodle. Entrega de credenciais e envio de trabalhos. 
  7. Ficheiros e pastas. Tipos de ficheiros.
  8. Como guardar ficheiros. Ferramenta de recorte.
  9. O ambiente de trabalho do processador de texto MS Word. Criar, formatar e guardar um documento.
  10. Inserir e formatar texto. Inserir e formatar imagens. 
  11. Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais. 
  12. Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais. 
  13. Resolução de uma questão aula.
  14. Pensamento computacional. Treino de exercícios Bebras,
  15. Participação no desafio internacional Bebras.
  16. Participação no desafio internacional Bebras.
  17. Evolução da Internet.
  18. Formatação adequada do conteúdo de um documento no processador de texto.
  19. Inserir e formatar imagens.



  1. Registo e participação nos desafios do site Seguranet.

  1. Ergonomia na utilização do computador e/ou outos dispositivos eletrónicos.
  2. Estratégias de investigação, pesquisa e análise de informação.
  3. Introdução ao processador de texto.
  4. Utilizar conteúdos obtidos em pesquisas.
  5. Formatar documentos.
  6. Inserir objetos: imagens e tabelas.
  7. Personalizar esquema de página.
  8. Personalizar cabeçalhos e rodapés.
  9. Introdução às apresentações multimédia.
  10. Inserir e editar diapositivos.
  11. Aplicar e personalizar temas.
  12. Inserir objetos na apresentação multimédia.
  13. Transições entre diapositivos.
  14. Animar objetos.
  15. Utilizar modo de apresentação.
  16. Auto e heteroavaliação.  

O aluno planifica uma investigação a realizar online sendo capaz de: 

Planificar estratégias de investigação e pesquisa a realizar online;

Formular questões que permitam orientar a recolha de dados ou informações pertinentes;

Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa;

Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa;

Conhecer as potencialidades e principais funcionalidades de ferramentas para apoiar o processo de investigação e pesquisa online;

Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver;

Analisar criticamente a qualidade da informação;

Utilizar o computador e outros dispositivos digitais, de forma a permitir a organização e gestão da informação. 

 

Identificar diferentes meios e aplicações que permitam a comunicação e a colaboração;

Selecionar as soluções tecnológicas, mais adequadas, para realização de trabalho colaborativo e comunicação que se pretendem efetuar no âmbito de atividades e/ou projetos;

Utilizar diferentes meios e aplicações que permitem a comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados;

Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos utilizando meios digitais de comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados.

O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, explora ideias e desenvolve o pensamento computacional e produz artefactos digitais criativos, sendo capaz de:

Conhecer as potencialidades de diferentes aplicações digitais, por exemplo, de escrita criativa, explorando ambientes de programação;

Caracterizar, pelo menos, uma das ferramentas digitais abordadas;

Compreender o conceito de algoritmo e elaborar algoritmos simples;

Analisar algoritmos, antevendo resultados esperados e/ou detetando erros nos mesmos;

Elaborar algoritmos no sentido de encontrar soluções para problemas simples (reais ou simulados), utilizando aplicações digitais, por exemplo: ambientes de programação, mapas de ideias, murais, blocos de notas, diagramas e brainstorming online;

Produzir artefactos digitais criativos, para exprimir ideias, sentimentos e conhecimentos, em ambientes digitais fechados.

Debates

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas

Divulgação e introdução aos recursos do site seguranet.pt

Participação nos desafios Seguranet

Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos

Privilegiar o trabalho colaborativo

Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos

Identificar problemas do meio envolvente, recorrendo a ferramentas digitais para pensar e discutir ideias, questões e soluções

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas na Internet

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos

Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar

Participação no Bebras - Desafio Internacional de Pensamento Computacional




10.º ano: pesquisa,tratamento dados, páginas web, modelação 3

9.º ano: folha de cálculo, scratch.

8.º ano: blogue e sites.

7.º ano: imagem, vídeo e som.

6.º ano: murais digitais, processador de texto, apresentações eletrónicas, folha de cálculo.

5.º ano: processador de texto, apresentações multimédia.