sumários UTIC

2.º ano

  1. Apresentação do professor e alunos. Funcionamento da disciplina. 
  2. História do computador.
  3. Conceitos básicos de Informática. 
  4. Comportamento adequado na utilização das tecnologias digitais.
  5. Tipos de ficheiros.
  6. Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais. 
  7. Pensamento computacional.
  8. Continuação da aula anterior.
  9. A evolução dos dispositivos de armazenamento de dados
  10. Evolução da Internet.




Práticas seguras na utilização de dispositivos digitais, nomeadamente no que se refere aos conceitos de privado/público.

O impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no dia a dia.

Distinguir, em contexto digital, situações reais e/ou ficcionadas.

Como utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa.

Definição de palavras-chave para a localização de informação.

Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver.

Analisar a qualidade da informação recolhida.

Diferentes meios e aplicações (síncronos ou assíncronos) que permitam a comunicação e a colaboração em suporte digital, com públicos conhecidos.

Selecionar as soluções tecnológicas, mais adequadas, para realização de trabalho colaborativo e comunicação que se pretendem efetuar no âmbito de atividades e/ou projetos.

Utilizar diferentes meios e aplicações que permitem a comunicação e a colaboração em ambientes digitais fechados.

Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos 

Utilização de meios digitais de comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados.

Utilizar as TIC para criar soluções para problemas do quotidiano.

O potencial da utilização do digital no mundo que nos rodeia.

A importância da produção de artefactos digitais.

Partilha e discussão de ideias.

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas. 

Divulgação e introdução aos recursos do site seguranet.pt

Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos.

Brainstormings

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.

Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos.

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.

Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar.

Identificar problemas do meio envolvente, recorrendo a ferramentas digitais para pensar e discutir ideias, questões e soluções. 

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas na Internet. 

Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar.

Introdução ao pensamento computacional.

 

 

3.º ano

  1. Apresentação do professor e alunos. Funcionamento da disciplina. 
  2. História do computador.
  3. Conceitos básicos de Informática. 
  4. Comportamento adequado na utilização das tecnologias digitais.
  5. Tipos de ficheiros. Profissões de Informática.
  6. Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais.
  7. Pensamento computacional. 
  8. Continuação da aula anterior. 
  9. A evolução dos dispositivos de armazenamento de dados.
  10. Evolução da Internet.


  11. Continuação da aula anterior. 
    A evolução dos dispositivos de armazenamento de dados

 

O aluno adota uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais, sendo capaz de: 

Expressar-se enquanto cidadão digital, manifestando noção de comportamento adequado, enquadrado com o nível de utilização das tecnologias digitais; 

Compreender a necessidade de práticas seguras na utilização de dispositivos digitais, nomeadamente no que se refere aos conceitos de privado/público; 

Reconhecer procedimentos de segurança básicos em relação a si e aos outros (por exemplo, o registo de dados do utilizador); 

Ter consciência do impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no seu dia a dia; 

Distinguir, em contexto digital, situações reais e/ou ficcionadas.

O aluno planifica uma investigação a realizar online sendo capaz de: 

Formular questões simples que permitam orientar a recolha de dados ou informações;

Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa;

Planificar estratégias de investigação e pesquisa a realizar online;

Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa;

Identificar as potencialidades e principais funcionalidades de ferramentas para apoiar o processo de investigação e pesquisa online;

Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver;

Analisar a qualidade da informação recolhida;

Validar a informação recolhida, com o apoio do professor, a partir do cruzamento de fontes e ou da natureza das entidades que a disponibilizam.

O aluno mobiliza as estratégias e ferramentas de comunicação e colaboração, sendo capaz de:

Identificar diferentes meios e aplicações (síncronos ou assíncronos) que permitam a comunicação e a colaboração em suporte digital, com públicos conhecidos;

Selecionar as soluções tecnológicas, mais adequadas, para realização de trabalho colaborativo e comunicação que se pretendem efetuar no âmbito de atividades e/ou projetos;

Utilizar diferentes meios e aplicações que permitem a comunicação e a colaboração em ambientes digitais fechados;

Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos utilizando meios digitais de comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados.

Interagir e colaborar com os seus pares e com a comunidade, partilhando trabalhos realizados.

O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, sendo capaz de:

Utilizar as TIC para gerar ideias, planos e processos de modo a criar soluções para problemas do quotidiano;

Identificar e compreender a utilização do digital e o seu potencial na compreensão do mundo que os rodeia;

Compreender a importância da produção de artefactos digitais;

Utilizar e transformar informação digital, sendo capaz de criar novos artefactos;

Identificar e resolver problemas matemáticos simples, com apoio em ferramentas digitais;

Criar algoritmos de complexidade baixa para a resolução de desafios e problemas específicos.

Partilha e discussão de ideias.

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas. 

Divulgação e introdução aos recursos do site seguranet.pt

Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos.

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas. 

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.

Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos.

Partilha e discussão de ideias.

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas na Internet. 

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.

Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar.

Identificar problemas do meio envolvente, recorrendo a ferramentas digitais para pensar e discutir ideias, questões e soluções. 

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas na Internet. 

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.

 

Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar.

Introdução ao pensamento computacional.

Conceber artefactos digitais para apresentação de narrativas: música, vídeo, entre outras.

4.º ano

  1. Apresentação do professor e alunos. Funcionamento da disciplina. 
  2. Criação de pastas. 
  3. Conceitos básicos de Informática. 
  4. Comportamento adequado na utilização das tecnologias digitais.
  5. Tipos de ficheiros. Profissões de Informática.
  6. Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais. 
  7. Pensamento computacional.
  8. Continuação da aula anterior. 
  9. A evolução dos dispositivos de armazenamento de dados.
  10. Evolução da Internet.


 


O aluno adota uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais, sendo capaz de: 

Expressar-se enquanto cidadão digital, manifestando noção de comportamento adequado, enquadrado com o nível de utilização das tecnologias digitais; 

Compreender a necessidade de práticas seguras na utilização de dispositivos digitais, nomeadamente no que se refere aos conceitos de privado/público; 

Reconhecer procedimentos de segurança básicos em relação a si e aos outros (por exemplo, o registo de dados do utilizador); 

Ter consciência do impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no seu dia a dia; 

Distinguir, em contexto digital, situações reais e/ou ficcionadas.

O aluno planifica uma investigação a realizar online sendo capaz de: 

Formular questões simples que permitam orientar a recolha de dados ou informações;

Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa;

Planificar estratégias de investigação e pesquisa a realizar online;

Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa;

Identificar as potencialidades e principais funcionalidades de ferramentas para apoiar o processo de investigação e pesquisa online;

Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver;

Analisar a qualidade da informação recolhida;

Validar a informação recolhida, com o apoio do professor, a partir do cruzamento de fontes e ou da natureza das entidades que a disponibilizam.

O aluno mobiliza as estratégias e ferramentas de comunicação e colaboração, sendo capaz de:

Identificar diferentes meios e aplicações (síncronos ou assíncronos) que permitam a comunicação e a colaboração em suporte digital, com públicos conhecidos;

Selecionar as soluções tecnológicas, mais adequadas, para realização de trabalho colaborativo e comunicação que se pretendem efetuar no âmbito de atividades e/ou projetos;

Utilizar diferentes meios e aplicações que permitem a comunicação e a colaboração em ambientes digitais fechados;

Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos utilizando meios digitais de comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados.

Interagir e colaborar com os seus pares e com a comunidade, partilhando trabalhos realizados.

O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, sendo capaz de:

Utilizar as TIC para gerar ideias, planos e processos de modo a criar soluções para problemas do quotidiano;

Identificar e compreender a utilização do digital e o seu potencial na compreensão do mundo que os rodeia;

Compreender a importância da produção de artefactos digitais;

Utilizar e transformar informação digital, sendo capaz de criar novos artefactos;

Identificar e resolver problemas matemáticos simples, com apoio em ferramentas digitais;

Criar algoritmos de complexidade baixa para a resolução de desafios e problemas específicos.

Partilha e discussão de ideias.

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas. 

Divulgação e introdução aos recursos do site seguranet.pt

Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos.

Brainstormings

Partilha e discussão de ideias

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas. 

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.

 

Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar.

 

Identificar problemas do meio envolvente, recorrendo a ferramentas digitais para pensar e discutir ideias, questões e soluções. 

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas na Internet. 

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.

 

Pensamento computacional e a criação de programas de baixa complexidade.

Conceber artefactos digitais para apresentação de narrativas: música, vídeo, entre outras.

 

5.º ano

O aluno planifica uma investigação a realizar online sendo capaz de: 

Planificar estratégias de investigação e pesquisa a realizar online;

Formular questões que permitam orientar a recolha de dados ou informações pertinentes;

Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa;

Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa;

Conhecer as potencialidades e principais funcionalidades de ferramentas para apoiar o processo de investigação e pesquisa online;

Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver;

Analisar criticamente a qualidade da informação;

Utilizar o computador e outros dispositivos digitais, de forma a permitir a organização e gestão da informação. 

 

Identificar diferentes meios e aplicações que permitam a comunicação e a colaboração;

Selecionar as soluções tecnológicas, mais adequadas, para realização de trabalho colaborativo e comunicação que se pretendem efetuar no âmbito de atividades e/ou projetos;

Utilizar diferentes meios e aplicações que permitem a comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados;

Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos utilizando meios digitais de comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados.

O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, explora ideias e desenvolve o pensamento computacional e produz artefactos digitais criativos, sendo capaz de:

Conhecer as potencialidades de diferentes aplicações digitais, por exemplo, de escrita criativa, explorando ambientes de programação;

Caracterizar, pelo menos, uma das ferramentas digitais abordadas;

Compreender o conceito de algoritmo e elaborar algoritmos simples;

Analisar algoritmos, antevendo resultados esperados e/ou detetando erros nos mesmos;

Elaborar algoritmos no sentido de encontrar soluções para problemas simples (reais ou simulados), utilizando aplicações digitais, por exemplo: ambientes de programação, mapas de ideias, murais, blocos de notas, diagramas e brainstorming online;

Produzir artefactos digitais criativos, para exprimir ideias, sentimentos e conhecimentos, em ambientes digitais fechados.

Debates

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas

Divulgação e introdução aos recursos do site seguranet.pt

Participação nos desafios Seguranet

Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos

Privilegiar o trabalho colaborativo

Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos

Identificar problemas do meio envolvente, recorrendo a ferramentas digitais para pensar e discutir ideias, questões e soluções

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas na Internet

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos

Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar

Participação no Bebras - Desafio Internacional de Pensamento Computacional