2.º ano
- Apresentação do professor e alunos. Funcionamento da disciplina.
- História do computador.
- Conceitos básicos de Informática.
- Comportamento adequado na utilização das tecnologias digitais.
- Tipos de ficheiros.
- Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais.
- Pensamento computacional.
- Continuação da aula anterior.
- A evolução dos dispositivos de armazenamento de dados
- Evolução da Internet.
Práticas seguras na utilização de dispositivos digitais, nomeadamente no que se refere aos conceitos de privado/público.
O impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no dia a dia.
Distinguir, em contexto digital, situações reais e/ou ficcionadas.
Como utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa.
Definição de palavras-chave para a localização de informação.
Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver.
Analisar a qualidade da informação recolhida.
Diferentes meios e aplicações (síncronos ou assíncronos) que permitam a comunicação e a colaboração em suporte digital, com públicos conhecidos.
Selecionar as soluções tecnológicas, mais adequadas, para realização de trabalho colaborativo e comunicação que se pretendem efetuar no âmbito de atividades e/ou projetos.
Utilizar diferentes meios e aplicações que permitem a comunicação e a colaboração em ambientes digitais fechados.
Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos
Utilização de meios digitais de comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados.
Utilizar as TIC para criar soluções para problemas do quotidiano.
O potencial da utilização do digital no mundo que nos rodeia.
A importância da produção de artefactos digitais.
Partilha e discussão de ideias.
Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas.
Divulgação e introdução aos recursos do site seguranet.pt
Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos.
Brainstormings
Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.
Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos.
Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.
Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar.
Identificar problemas do meio envolvente, recorrendo a ferramentas digitais para pensar e discutir ideias, questões e soluções.
Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas na Internet.
Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar.
Introdução ao pensamento computacional.
3.º ano
- Apresentação do professor e alunos. Funcionamento da disciplina.
- História do computador.
- Conceitos básicos de Informática.
- Comportamento adequado na utilização das tecnologias digitais.
- Tipos de ficheiros. Profissões de Informática.
- Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais.
- Pensamento computacional.
- Continuação da aula anterior.
- A evolução dos dispositivos de armazenamento de dados.
- Evolução da Internet.
Continuação da aula anterior.
- A evolução dos dispositivos de armazenamento de dados
O aluno adota uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais, sendo capaz de:
Expressar-se enquanto cidadão digital, manifestando noção de comportamento adequado, enquadrado com o nível de utilização das tecnologias digitais;
Compreender a necessidade de práticas seguras na utilização de dispositivos digitais, nomeadamente no que se refere aos conceitos de privado/público;
Reconhecer procedimentos de segurança básicos em relação a si e aos outros (por exemplo, o registo de dados do utilizador);
Ter consciência do impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no seu dia a dia;
Distinguir, em contexto digital, situações reais e/ou ficcionadas.
O aluno planifica uma investigação a realizar online sendo capaz de:
Formular questões simples que permitam orientar a recolha de dados ou informações;
Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa;
Planificar estratégias de investigação e pesquisa a realizar online;
Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa;
Identificar as potencialidades e principais funcionalidades de ferramentas para apoiar o processo de investigação e pesquisa online;
Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver;
Analisar a qualidade da informação recolhida;
Validar a informação recolhida, com o apoio do professor, a partir do cruzamento de fontes e ou da natureza das entidades que a disponibilizam.
O aluno mobiliza as estratégias e ferramentas de comunicação e colaboração, sendo capaz de:
Identificar diferentes meios e aplicações (síncronos ou assíncronos) que permitam a comunicação e a colaboração em suporte digital, com públicos conhecidos;
Selecionar as soluções tecnológicas, mais adequadas, para realização de trabalho colaborativo e comunicação que se pretendem efetuar no âmbito de atividades e/ou projetos;
Utilizar diferentes meios e aplicações que permitem a comunicação e a colaboração em ambientes digitais fechados;
Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos utilizando meios digitais de comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados.
Interagir e colaborar com os seus pares e com a comunidade, partilhando trabalhos realizados.
O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, sendo capaz de:
Utilizar as TIC para gerar ideias, planos e processos de modo a criar soluções para problemas do quotidiano;
Identificar e compreender a utilização do digital e o seu potencial na compreensão do mundo que os rodeia;
Compreender a importância da produção de artefactos digitais;
Utilizar e transformar informação digital, sendo capaz de criar novos artefactos;
Identificar e resolver problemas matemáticos simples, com apoio em ferramentas digitais;
Criar algoritmos de complexidade baixa para a resolução de desafios e problemas específicos.
Partilha e discussão de ideias.
Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas.
Divulgação e introdução aos recursos do site seguranet.pt
Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos.
Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas.
Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.
Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos.
Partilha e discussão de ideias.
Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas na Internet.
Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.
Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar.
Identificar problemas do meio envolvente, recorrendo a ferramentas digitais para pensar e discutir ideias, questões e soluções.
Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas na Internet.
Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.
Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar.
Introdução ao pensamento computacional.
Conceber artefactos digitais para apresentação de narrativas: música, vídeo, entre outras.
4.º ano
- Apresentação do professor e alunos. Funcionamento da disciplina.
- Criação de pastas.
- Conceitos básicos de Informática.
- Comportamento adequado na utilização das tecnologias digitais.
- Tipos de ficheiros. Profissões de Informática.
- Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais.
- Pensamento computacional.
- Continuação da aula anterior.
- A evolução dos dispositivos de armazenamento de dados.
- Evolução da Internet.
O aluno adota uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais, sendo capaz de:
Expressar-se enquanto cidadão digital, manifestando noção de comportamento adequado, enquadrado com o nível de utilização das tecnologias digitais;
Compreender a necessidade de práticas seguras na utilização de dispositivos digitais, nomeadamente no que se refere aos conceitos de privado/público;
Reconhecer procedimentos de segurança básicos em relação a si e aos outros (por exemplo, o registo de dados do utilizador);
Ter consciência do impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no seu dia a dia;
Distinguir, em contexto digital, situações reais e/ou ficcionadas.
O aluno planifica uma investigação a realizar online sendo capaz de:
Formular questões simples que permitam orientar a recolha de dados ou informações;
Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa;
Planificar estratégias de investigação e pesquisa a realizar online;
Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa;
Identificar as potencialidades e principais funcionalidades de ferramentas para apoiar o processo de investigação e pesquisa online;
Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver;
Analisar a qualidade da informação recolhida;
Validar a informação recolhida, com o apoio do professor, a partir do cruzamento de fontes e ou da natureza das entidades que a disponibilizam.
O aluno mobiliza as estratégias e ferramentas de comunicação e colaboração, sendo capaz de:
Identificar diferentes meios e aplicações (síncronos ou assíncronos) que permitam a comunicação e a colaboração em suporte digital, com públicos conhecidos;
Selecionar as soluções tecnológicas, mais adequadas, para realização de trabalho colaborativo e comunicação que se pretendem efetuar no âmbito de atividades e/ou projetos;
Utilizar diferentes meios e aplicações que permitem a comunicação e a colaboração em ambientes digitais fechados;
Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos utilizando meios digitais de comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados.
Interagir e colaborar com os seus pares e com a comunidade, partilhando trabalhos realizados.
O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, sendo capaz de:
Utilizar as TIC para gerar ideias, planos e processos de modo a criar soluções para problemas do quotidiano;
Identificar e compreender a utilização do digital e o seu potencial na compreensão do mundo que os rodeia;
Compreender a importância da produção de artefactos digitais;
Utilizar e transformar informação digital, sendo capaz de criar novos artefactos;
Identificar e resolver problemas matemáticos simples, com apoio em ferramentas digitais;
Criar algoritmos de complexidade baixa para a resolução de desafios e problemas específicos.
Partilha e discussão de ideias.
Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas.
Divulgação e introdução aos recursos do site seguranet.pt
Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos.
Brainstormings
Partilha e discussão de ideias
Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas.
Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.
Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar.
Identificar problemas do meio envolvente, recorrendo a ferramentas digitais para pensar e discutir ideias, questões e soluções.
Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas na Internet.
Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.
Pensamento computacional e a criação de programas de baixa complexidade.
Conceber artefactos digitais para apresentação de narrativas: música, vídeo, entre outras.
5.º ano
O aluno planifica uma investigação a realizar online sendo capaz de:
Planificar estratégias de investigação e pesquisa a realizar online;
Formular questões que permitam orientar a recolha de dados ou informações pertinentes;
Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa;
Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa;
Conhecer as potencialidades e principais funcionalidades de ferramentas para apoiar o processo de investigação e pesquisa online;
Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver;
Analisar criticamente a qualidade da informação;
Utilizar o computador e outros dispositivos digitais, de forma a permitir a organização e gestão da informação.
Identificar diferentes meios e aplicações que permitam a comunicação e a colaboração;
Selecionar as soluções tecnológicas, mais adequadas, para realização de trabalho colaborativo e comunicação que se pretendem efetuar no âmbito de atividades e/ou projetos;
Utilizar diferentes meios e aplicações que permitem a comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados;
Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos utilizando meios digitais de comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados.
O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, explora ideias e desenvolve o pensamento computacional e produz artefactos digitais criativos, sendo capaz de:
Conhecer as potencialidades de diferentes aplicações digitais, por exemplo, de escrita criativa, explorando ambientes de programação;
Caracterizar, pelo menos, uma das ferramentas digitais abordadas;
Compreender o conceito de algoritmo e elaborar algoritmos simples;
Analisar algoritmos, antevendo resultados esperados e/ou detetando erros nos mesmos;
Elaborar algoritmos no sentido de encontrar soluções para problemas simples (reais ou simulados), utilizando aplicações digitais, por exemplo: ambientes de programação, mapas de ideias, murais, blocos de notas, diagramas e brainstorming online;
Produzir artefactos digitais criativos, para exprimir ideias, sentimentos e conhecimentos, em ambientes digitais fechados.
Debates
Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas
Divulgação e introdução aos recursos do site seguranet.pt
Participação nos desafios Seguranet
Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos
Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas
Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos
Privilegiar o trabalho colaborativo
Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos
Identificar problemas do meio envolvente, recorrendo a ferramentas digitais para pensar e discutir ideias, questões e soluções
Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas na Internet
Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos
Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar
Participação no Bebras - Desafio Internacional de Pensamento Computacional