sumários UTIC e TIC 5.º ano - 64 aulas

2.º, 3.º e 4.º anos UTIC

  1. Apresentação do professor e alunos. Funcionamento da disciplina. 
  2. História do computador.
  3. Conceitos básicos de Informática. 
  4. Comportamento adequado na utilização das tecnologias digitais.
  5. Tipos de ficheiros.
  6. Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais. 
  7. Pensamento computacional.
  8. Continuação da aula anterior.
  9. A evolução dos dispositivos de armazenamento de dados
  10. Evolução da Internet.
  11. Tipos e impressoras.
  12. Importância das TIC.
  13. Pesquisa de imagens.
  14. Análise da informação.
  15. Digitalização de texto.


TIC 5.º ano - 64 aulas

  1. Apresentação do professor e alunos. Divulgação e análise dos critérios de avaliação. 
  2. Funcionamento da disciplina. Teste diagnóstico. 
  3. História do computador. 
  4. Gestão de pastas e ficheiros. 
  5. Conceitos básicos de Informática: Dados, Informação, Informática, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). 
  6. Introdução ao Moodle. Entrega de credenciais e envio de trabalhos. 
  7. Ficheiros e pastas. Tipos de ficheiros.
  8. Como guardar ficheiros. Ferramenta de recorte.
  9. O ambiente de trabalho do processador de texto MS Word. Criar, formatar e guardar um documento.
  10. Inserir e formatar texto. Inserir e formatar imagens. 
  11. Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais. 
  12. Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais. 
  13. Resolução de uma questão aula.
  14. Pensamento computacional. Treino de exercícios Bebras,
  15. Participação no desafio internacional Bebras.
  16. Participação no desafio internacional Bebras.
  17. Formatação adequada do conteúdo de um documento no processador de texto.
  18. Inserir e formatar imagens.
  19. Evolução da Internet.
  20. Formatação do cabeçalho e rodapé num documento de texto.
  21. Inserção e formatação de cabeçalhos, rodapés e números de página no processador de texto Word.
  22. Tarefa prática.

  23. Realização de um trabalho no processador de texto (Microsoft Word).
  24. Inserir texto e objetos gráficos, resultante de trabalho de pesquisa e de analise de informação obtida na Internet. 
  25. Início de um trabalho no MS Word.
  26. Trabalho mo MS Word.
  27. Desafios SeguraNet.
  28. Desafios SeguraNet.
  29. Pesquisa de informação obtida na Internet. 
  30. Analise de informação obtida na Internet. 

  1. Registo e participação nos desafios do site Seguranet.



Programa 2.º ano UTIC


Práticas seguras na utilização de dispositivos digitais, nomeadamente no que se refere aos conceitos de privado/público.

O impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no dia a dia.

Distinguir, em contexto digital, situações reais e/ou ficcionadas.

Como utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa.

Definição de palavras-chave para a localização de informação.

Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver.

Analisar a qualidade da informação recolhida.

Diferentes meios e aplicações (síncronos ou assíncronos) que permitam a comunicação e a colaboração em suporte digital, com públicos conhecidos.

Selecionar as soluções tecnológicas, mais adequadas, para realização de trabalho colaborativo e comunicação que se pretendem efetuar no âmbito de atividades e/ou projetos.

Utilizar diferentes meios e aplicações que permitem a comunicação e a colaboração em ambientes digitais fechados.

Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos 

Utilização de meios digitais de comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados.

Utilizar as TIC para criar soluções para problemas do quotidiano.

O potencial da utilização do digital no mundo que nos rodeia.

A importância da produção de artefactos digitais.

Partilha e discussão de ideias.

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas. 

Divulgação e introdução aos recursos do site seguranet.pt

Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos.

Brainstormings

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.

Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos.

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.

Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar.

Identificar problemas do meio envolvente, recorrendo a ferramentas digitais para pensar e discutir ideias, questões e soluções. 

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas na Internet. 

Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar.

Introdução ao pensamento computacional.

 

 

3.º ano

  1. Apresentação do professor e alunos. Funcionamento da disciplina. 
  2. História do computador.
  3. Conceitos básicos de Informática. 
  4. Comportamento adequado na utilização das tecnologias digitais.
  5. Tipos de ficheiros. Profissões de Informática.
  6. Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais.
  7. Pensamento computacional. 
  8. Continuação da aula anterior. 
  9. A evolução dos dispositivos de armazenamento de dados.
  10. Evolução da Internet.
  11. Tipos e impressoras.


  12. Continuação da aula anterior. 
    A evolução dos dispositivos de armazenamento de dados

 

O aluno adota uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais, sendo capaz de: 

Expressar-se enquanto cidadão digital, manifestando noção de comportamento adequado, enquadrado com o nível de utilização das tecnologias digitais; 

Compreender a necessidade de práticas seguras na utilização de dispositivos digitais, nomeadamente no que se refere aos conceitos de privado/público; 

Reconhecer procedimentos de segurança básicos em relação a si e aos outros (por exemplo, o registo de dados do utilizador); 

Ter consciência do impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no seu dia a dia; 

Distinguir, em contexto digital, situações reais e/ou ficcionadas.

O aluno planifica uma investigação a realizar online sendo capaz de: 

Formular questões simples que permitam orientar a recolha de dados ou informações;

Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa;

Planificar estratégias de investigação e pesquisa a realizar online;

Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa;

Identificar as potencialidades e principais funcionalidades de ferramentas para apoiar o processo de investigação e pesquisa online;

Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver;

Analisar a qualidade da informação recolhida;

Validar a informação recolhida, com o apoio do professor, a partir do cruzamento de fontes e ou da natureza das entidades que a disponibilizam.

O aluno mobiliza as estratégias e ferramentas de comunicação e colaboração, sendo capaz de:

Identificar diferentes meios e aplicações (síncronos ou assíncronos) que permitam a comunicação e a colaboração em suporte digital, com públicos conhecidos;

Selecionar as soluções tecnológicas, mais adequadas, para realização de trabalho colaborativo e comunicação que se pretendem efetuar no âmbito de atividades e/ou projetos;

Utilizar diferentes meios e aplicações que permitem a comunicação e a colaboração em ambientes digitais fechados;

Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos utilizando meios digitais de comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados.

Interagir e colaborar com os seus pares e com a comunidade, partilhando trabalhos realizados.

O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, sendo capaz de:

Utilizar as TIC para gerar ideias, planos e processos de modo a criar soluções para problemas do quotidiano;

Identificar e compreender a utilização do digital e o seu potencial na compreensão do mundo que os rodeia;

Compreender a importância da produção de artefactos digitais;

Utilizar e transformar informação digital, sendo capaz de criar novos artefactos;

Identificar e resolver problemas matemáticos simples, com apoio em ferramentas digitais;

Criar algoritmos de complexidade baixa para a resolução de desafios e problemas específicos.

Partilha e discussão de ideias.

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas. 

Divulgação e introdução aos recursos do site seguranet.pt

Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos.

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas. 

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.

Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos.

Partilha e discussão de ideias.

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas na Internet. 

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.

Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar.

Identificar problemas do meio envolvente, recorrendo a ferramentas digitais para pensar e discutir ideias, questões e soluções. 

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas na Internet. 

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.

 

Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar.

Introdução ao pensamento computacional.

Conceber artefactos digitais para apresentação de narrativas: música, vídeo, entre outras.

4.º ano

  1. Apresentação do professor e alunos. Funcionamento da disciplina. 
  2. Criação de pastas. 
  3. Conceitos básicos de Informática. 
  4. Comportamento adequado na utilização das tecnologias digitais.
  5. Tipos de ficheiros. Profissões de Informática.
  6. Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais. 
  7. Pensamento computacional.
  8. Continuação da aula anterior. 
  9. A evolução dos dispositivos de armazenamento de dados.
  10. Evolução da Internet.
  11. Tipos de Impressoras.


 


O aluno adota uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais, sendo capaz de: 

Expressar-se enquanto cidadão digital, manifestando noção de comportamento adequado, enquadrado com o nível de utilização das tecnologias digitais; 

Compreender a necessidade de práticas seguras na utilização de dispositivos digitais, nomeadamente no que se refere aos conceitos de privado/público; 

Reconhecer procedimentos de segurança básicos em relação a si e aos outros (por exemplo, o registo de dados do utilizador); 

Ter consciência do impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no seu dia a dia; 

Distinguir, em contexto digital, situações reais e/ou ficcionadas.

O aluno planifica uma investigação a realizar online sendo capaz de: 

Formular questões simples que permitam orientar a recolha de dados ou informações;

Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa;

Planificar estratégias de investigação e pesquisa a realizar online;

Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa;

Identificar as potencialidades e principais funcionalidades de ferramentas para apoiar o processo de investigação e pesquisa online;

Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver;

Analisar a qualidade da informação recolhida;

Validar a informação recolhida, com o apoio do professor, a partir do cruzamento de fontes e ou da natureza das entidades que a disponibilizam.

O aluno mobiliza as estratégias e ferramentas de comunicação e colaboração, sendo capaz de:

Identificar diferentes meios e aplicações (síncronos ou assíncronos) que permitam a comunicação e a colaboração em suporte digital, com públicos conhecidos;

Selecionar as soluções tecnológicas, mais adequadas, para realização de trabalho colaborativo e comunicação que se pretendem efetuar no âmbito de atividades e/ou projetos;

Utilizar diferentes meios e aplicações que permitem a comunicação e a colaboração em ambientes digitais fechados;

Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos utilizando meios digitais de comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados.

Interagir e colaborar com os seus pares e com a comunidade, partilhando trabalhos realizados.

O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, sendo capaz de:

Utilizar as TIC para gerar ideias, planos e processos de modo a criar soluções para problemas do quotidiano;

Identificar e compreender a utilização do digital e o seu potencial na compreensão do mundo que os rodeia;

Compreender a importância da produção de artefactos digitais;

Utilizar e transformar informação digital, sendo capaz de criar novos artefactos;

Identificar e resolver problemas matemáticos simples, com apoio em ferramentas digitais;

Criar algoritmos de complexidade baixa para a resolução de desafios e problemas específicos.

Partilha e discussão de ideias.

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas. 

Divulgação e introdução aos recursos do site seguranet.pt

Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos.

Brainstormings

Partilha e discussão de ideias

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas. 

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.

 

Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar.

 

Identificar problemas do meio envolvente, recorrendo a ferramentas digitais para pensar e discutir ideias, questões e soluções. 

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas na Internet. 

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos.

 

Pensamento computacional e a criação de programas de baixa complexidade.

Conceber artefactos digitais para apresentação de narrativas: música, vídeo, entre outras.

 

5.º ano

O aluno planifica uma investigação a realizar online sendo capaz de: 

Planificar estratégias de investigação e pesquisa a realizar online;

Formular questões que permitam orientar a recolha de dados ou informações pertinentes;

Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa;

Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa;

Conhecer as potencialidades e principais funcionalidades de ferramentas para apoiar o processo de investigação e pesquisa online;

Realizar pesquisas, utilizando os termos selecionados e relevantes de acordo com o tema a desenvolver;

Analisar criticamente a qualidade da informação;

Utilizar o computador e outros dispositivos digitais, de forma a permitir a organização e gestão da informação. 

 

Identificar diferentes meios e aplicações que permitam a comunicação e a colaboração;

Selecionar as soluções tecnológicas, mais adequadas, para realização de trabalho colaborativo e comunicação que se pretendem efetuar no âmbito de atividades e/ou projetos;

Utilizar diferentes meios e aplicações que permitem a comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados;

Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos utilizando meios digitais de comunicação e colaboração em ambientes digitais fechados.

O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, explora ideias e desenvolve o pensamento computacional e produz artefactos digitais criativos, sendo capaz de:

Conhecer as potencialidades de diferentes aplicações digitais, por exemplo, de escrita criativa, explorando ambientes de programação;

Caracterizar, pelo menos, uma das ferramentas digitais abordadas;

Compreender o conceito de algoritmo e elaborar algoritmos simples;

Analisar algoritmos, antevendo resultados esperados e/ou detetando erros nos mesmos;

Elaborar algoritmos no sentido de encontrar soluções para problemas simples (reais ou simulados), utilizando aplicações digitais, por exemplo: ambientes de programação, mapas de ideias, murais, blocos de notas, diagramas e brainstorming online;

Produzir artefactos digitais criativos, para exprimir ideias, sentimentos e conhecimentos, em ambientes digitais fechados.

Debates

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas

Divulgação e introdução aos recursos do site seguranet.pt

Participação nos desafios Seguranet

Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos

Privilegiar o trabalho colaborativo

Utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagem para comunicação, distribuição e recolha de documentos

Identificar problemas do meio envolvente, recorrendo a ferramentas digitais para pensar e discutir ideias, questões e soluções

Desenvolvimento de projetos interdisciplinares, utilizando materiais recolhidos/criados pelos alunos e/ou resultados de pesquisas na Internet

Utilização de ferramentas online e offline para a concretização dos projetos

Apresentação dos trabalhos utilizando diferentes formas de comunicar

Participação no Bebras - Desafio Internacional de Pensamento Computacional