enviar e-mail com várias linhas no Postfix

1. cria dois utilizadores no sistema:
  • sudo -s (para passar a administrador)
  • adduser aluno1
  • password 1234
  • adduser aluno2
  • password 1234

2. com o programa mail, envia um e-mail para o aluno1
  • mail aluno1
  • cc: deixar em branco (cc = carbon copy, cópia para)
  • Subject: para aluno1
  • ctrl+d terminar
3. inicia sessão como aluno1 e lê a mensagem:
  • su - aluno1
  • mail
  • 1 (para ler o e-mail 1)

4. aproveita que estás na conta aluno1 e envia o seguinte email para o aluno 2:

subjetc: para o aluno2
Olá, aluno2.
Um grande abraço do aluno1.



5. experimenta enviar um e-mail com o comando echo, sem o editor mail:
  • echo "Está um lindo dia" | mail -s "Bom dia" aluno2  - primeiro o conteúdo depois o assunto (subject)
  • echo "Está uma linda tarde" | mail -s "Boa tarde" aluno2 
  • echo "Está uma linda noite" | mail -s "Boa noite" aluno2 
nota: como funciona o echo:
  • o comando echo “Está um lindo dia”escreve no ecrã
  • barra vertical |, que se chama pipe ou cano, dize ao Linux: "Em vez de mostrares este texto no ecrã, empurra-o para dentro do comando seguinte"
  • echo "Está um lindo dia": Escreve o texto que vai no corpo do e-mail. A barra (|) apanha esse texto e empurra-o para dentro do comando seguinte, mail
  • -s "Bom dia": -s define o assunto (subject) do e-mail.
  • aluno1: é o destinatário real que vai receber a mensagem na sua caixa.

6. envia um e-mail com várias linhas:
  • echo -e "Que sei eu do que serei \n Eu que não sei o que sou? \n Ser o que penso? \n Mas penso ser tanta coisa!\n" | mail -s "poema Fernando Pessoa" aluno2 
-e ativa interpretações como \n (nova linha)
cada \n cria uma linha nova

7. confirmar receção como aluno2
  • entra na conta aluno2
  • mail

8 chama o professor para te avaliar.