- sudo adduser aluno1
- sudo adduser aluno2
2. com o editor mail, envia um e-mail do aluno1 para o aluno2
- mail aluno2
- Escreve
- assunto
- corpo da mensagem
- termina com CTRL+D
3. inicia sessão como aluno2 e lê as mensagens:
- encontra:
- quem enviou
- assunto
- conteúdo
4. com o comando echo, sem o editor mail, envia um e-mail do aluno1 para o aluno2
- echo "Olá, esta é uma mensagem automática." | mail -s "Mensagem rápida" aluno2
- o comando echo “olá”escreve no ecrã
- a barra vertical |, que se chama pipe ou cano, dize ao Linux: "Em vez de mostrares este texto no ecrã, empurra-o para dentro do comando seguinte"
- echo "bom dia": Escreve o texto que vai no corpo do e-mail. A barra (|) apanha esse texto e empurra-o para dentro do comando seguinte, mail
- -s "olá": O -s define o assunto (subject) do e-mail.
- heleno: É o destinatário real que vai receber a mensagem na sua caixa.
6. envia um email com várias linhas no corpo usando echo -e:
- echo -e "Linha 1\nLinha 2\nLinha 3" | mail -s "Mensagem com várias linhas" aluno2
7. envia um email para vários destinatários ao mesmo tempo
8. envia um e-mail com um anexo um ficheiro
9. para refletir
- qual é a diferença entre mail aluno2 e echo ... | mail -s ... aluno2?
- em que situações o envio não interativo é mais útil?
- como verificarias se o serviço de email local está a funcionar corretamente?
1. testa o Postfix, enviando umas mensagens
- echo "Está um lindo dia" | mail -s "Bom dia" heleno - primeiro o conteúdo depois o assunto (subject)
- echo "Está uma linda tarde" | mail -s "Boa tarde" heleno
- echo "Está uma linda noit" | mail -s "Boa noite" heleno
- su - heleno
- mail (mail é o programa de leitura dos e-mails)
- escolhe o número do e-mail que queres ler
- ctrl+z