TIC Diferença das aprendizagens essenciais de TIC do 5.º ano e 7.º ano


Em julho de 2018, o Ministério da Educação lançou o documento que apresenta as Aprendizagens Essenciais em Articulação com o Perfil dos Alunos do 2.º e 3.º ciclos relativamente à disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação. As diferenças são subtis e apresentadas de seguida:

TIC 5.º ano - 2.º Ciclo do Ensino Básico
Os alunos devem conhecer conceitos básicos que lhes permitam, de forma progressiva:
(i)                  A adoção de uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais;
(ii)                O desenvolvimento de competências básicas de pesquisa e análise de informação on-line;
(iii)               A capacidade de comunicar adequadamente, utilizando meios e recursos digitais;
(iv)              O conhecimento de estratégias e ferramentas de apoio à criatividade, através da exploração de ideias e do desenvolvimento do pensamento computacional que lhes permitam produzir artefactos digitais criativos.

Estas aprendizagens devem ser progressivamente alargadas e aprofundadas do 5.º para o 6.º ano de escolaridade.

TIC 7.º ano -  3.º Ciclo do Ensino Básico
Os alunos devem desenvolver literacias digitais básicas que lhes permitam, de forma progressiva:
(i)                  A adoção de uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais;
(ii)                O desenvolvimento de competências avançadas de pesquisa, análise e organização de informação on-line;
(iii)               A capacidade de comunicar e colaborar adequadamente, utilizando meios e recursos digitais;
(iv)              O conhecimento aprofundado de estratégias e ferramentas de apoio à criatividade, através da exploração de ideias e do desenvolvimento do pensamento computacional que lhes permitam produzir artefactos digitais criativos.