Em julho de 2018, o Ministério da Educação lançou o documento que apresenta as Aprendizagens Essenciais em Articulação com o Perfil dos Alunos do 2.º e 3.º ciclos relativamente à disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação. As diferenças são subtis e apresentadas de seguida:
TIC 5.º ano - 2.º Ciclo do
Ensino Básico
Os alunos devem conhecer conceitos básicos que lhes permitam,
de forma progressiva:
(i)
A adoção de uma atitude crítica, refletida e
responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais;
(ii)
O desenvolvimento de competências básicas de
pesquisa e análise de informação on-line;
(iii)
A capacidade de comunicar adequadamente, utilizando
meios e recursos digitais;
(iv)
O conhecimento de estratégias e ferramentas de
apoio à criatividade, através da exploração de ideias e do desenvolvimento do
pensamento computacional que lhes permitam produzir artefactos digitais
criativos.
Estas
aprendizagens devem ser progressivamente alargadas e aprofundadas do 5.º para o
6.º ano de escolaridade.
TIC 7.º ano - 3.º Ciclo do Ensino Básico
Os alunos devem desenvolver literacias digitais básicas que lhes permitam, de forma progressiva:
(i)
A adoção de uma atitude crítica, refletida e
responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais;
(ii)
O desenvolvimento de competências avançadas de
pesquisa, análise e organização de informação on-line;
(iii)
A capacidade de comunicar e colaborar
adequadamente, utilizando meios e recursos digitais;
(iv)
O conhecimento aprofundado de estratégias e
ferramentas de apoio à criatividade, através da exploração de ideias e do
desenvolvimento do pensamento computacional que lhes permitam produzir
artefactos digitais criativos.