Manual Arduino


Símbolos

{ } - Dentro das chaves estão os procedimentos que a função deve executar;
; - O ponto-e-vírgula é usado para marcar o final de um procedimento;
// - comentário de uma linha: qualquer caracter depois das duas barras é ignorado pelo programa;
/*...*/ - comentário em várias linhas: qualquer texto colocado entre esses símbolos é ignorado pelo programa.

Tipos de variáveis:
byte - esse tipo armazena 8 bits* (0-255);
int - armazena números inteiros de até 16 bits;
long - armazena números inteiros de até 32 bits;
float - variáveis deste tipo podem armazenar números fracionários de até 32 bits.


Símbolos compostos são aqueles que combinam os símbolos arit-
méticos entre si e com o sinal de atribuição:
x ++     // x=x+1
x --       // x=x-1
x += y   // x=x+y
x -= y    // x=x-y
x *= y    // x=x*y
x /= y     // x=x/y

Operadores de comparação comparam uma variável com uma constante, ou variáveis entre si. São usados para testar se uma condição é verdadeira.
x == y        // x é igual a y
x != y        // x não é igual a y
x < y         // x é menor que y
x > y         // x é maior que y
x <= y        // x é menor ou igual a y
x >= y    // x é maior ou igual a y

Operadores lógicos são usados para comparar duas expressões,
retornam 1 ou 0 (verdadeiro/falso).
&&    AND    porta lógica ‘E’
||     OR      porta lógica ‘OU’
   !      NOT      porta lógica NÃO



Função
Exemplo
Notas
delay(ms)
Essa função pausa o programa por um período em milissegundos indicado pelo parâmetro entre parênteses.
delay(1000);
Com esse parâmetro o pro- grama vai pausar durante 1 segundo (1000 ms).
Durante o período em que essa função está ativa qualquer outra função no programa é suspensa.
delayMicroseconds(us)
Essa função pausa o programa por um período em microssegundos indicado pelo parâmetro entre parênteses.
delayMicrosec- onds(1000);
Com esse parâmetro o pro- grama vai pausar durante 1 ms (1000 us).
As mesmas observações acima para a função delay(ms) são válidas aqui.
millis( )
Retorna o número de milissegundos desde que o Arduino começou a executar o pro- grama corrente.
long total = millis( ); Aqui a variável inteira longa (de 32 bits) ‘total’ vai guar- dar o tempo em ms desde que o Arduino foi inicializado.
Essa variável vai ser rese- tada depois de aproxima- damente 9 horas.
random(min,max)
Gera números pseudoaleatórios entre os limites min e max especificados como parâmetros.
int valor = ran- dom(100,400);
À variável ‘valor’ vai ser atribuído um número inteiro qualquer entre 100 e 400.
O parâmetro min é opcio- nal e se excluído o limite mínimo é 0. No exemplo variável ‘valor’ poderá ser qualquer número inteiro entre 0 e 400.
abs(x)
Retorna o módulo ou valor absoluto do número real passado como parâmetro.
float valor = abs(-3.14); À variável ‘valor’ vai ser atribuído o número em ponto flutuante (e sem sinal) 3.14.

map(valor, min1,max1,min2,max2) A função map( ) converte uma faixa de valores para outra faixa. O primeiro parâmetro ‘valor’ é a variável que será converti- da; o segundo e o terceiro parâmetros são os valores mínimo e máximo dessa variável; o quarto e o quinto são os novos valores mínimo e máximo da variável ‘valor’.
int valor = map(analog Read(A0),0,1023,0,255));
A variável ‘valor’ vai guardar a leitura do nível analógico no pino A0 convertida da faixa de 0-1023 para a faixa 0-255.
Com essa função é pos- sível reverter uma faixa de valores, ex- emplo: int valor = map(x,1,100,100,1);




* Num computador cada inteiro é representado por um número fixo de bits. Em 8 bits, 13 seria representado por 00001101. Isto é, introduzem-se 0 à esquerda sempre que o número de bits da representação do inteiro seja menor que o número fixo de bits. Se tal número for n, os bits são designados da direita para a esquerda por bit0, bit1, ..., bitn-1. O bitn-1 diz-se o bit mais significativo.
Por outro lado, ao fixar-se o número de bits da representação limita-se os valores que podem ser representados.
Se o número de bits for 8 o maior inteiro positivo que se pode representar é:
1          1          1          1          1          1          1          1
bit  7   bit  6   bit  5   bit  4   bit  3   bit  2   bit  1   bit  0
cujo valor é: 27 x 1 + 26 x 1 + 25 x 1 + 24 x 1 + 23 x 1 + 22 x 1 + 21 x 1 + 20 x 1 = 255(= 28 - 1)
Em geral, com n bits podemos representar números inteiros positivos de 0 a 2n - 1.

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