Símbolos
{ } - Dentro das
chaves estão os procedimentos que a função deve executar;
; - O
ponto-e-vírgula é usado para marcar o final de um procedimento;
// - comentário
de uma linha: qualquer caracter depois das duas barras é ignorado pelo
programa;
/*...*/ - comentário
em várias linhas: qualquer texto colocado entre esses símbolos é ignorado pelo
programa.
Tipos de variáveis:
byte - esse tipo
armazena 8 bits* (0-255);
int - armazena
números inteiros de até 16 bits;
long - armazena
números inteiros de até 32 bits;
float - variáveis
deste tipo podem armazenar números fracionários de até 32 bits.
Símbolos compostos são aqueles
que combinam os símbolos arit-
méticos entre si e com o sinal de atribuição:
x ++ // x=x+1
x -- // x=x-1
x += y // x=x+y
x -= y // x=x-y
x *= y // x=x*y
x /= y // x=x/y
Operadores
de comparação comparam
uma variável com uma constante, ou variáveis entre
si. São usados
para testar se uma
condição é verdadeira.
x == y // x é igual a y
x != y // x não é igual
a y
x < y // x é menor que
y
x > y // x é maior que y
x <= y // x é menor ou igual a y
x >= y // x é maior ou igual a y
Operadores lógicos
são usados
para comparar duas
expressões,
retornam 1 ou 0 (verdadeiro/falso).
&& AND porta
lógica ‘E’
|| OR porta
lógica ‘OU’
! NOT porta lógica NÃO
Função
|
Exemplo
|
Notas
|
delay(ms)
Essa função pausa o programa por um período em
milissegundos indicado pelo parâmetro entre parênteses.
|
delay(1000);
Com esse parâmetro o pro-
grama vai pausar durante 1 segundo (1000 ms).
|
Durante o período em que essa função está ativa
qualquer outra função no programa é suspensa.
|
delayMicroseconds(us)
Essa função pausa o programa por um período em
microssegundos indicado pelo parâmetro entre parênteses.
|
delayMicrosec-
onds(1000);
Com esse parâmetro o pro-
grama vai pausar durante 1 ms (1000 us).
|
As mesmas observações acima para a função delay(ms) são válidas aqui.
|
millis( )
Retorna o número de
milissegundos desde que o Arduino começou a executar o pro- grama corrente.
|
long total =
millis( ); Aqui a variável inteira
longa (de 32 bits) ‘total’ vai guar- dar o tempo em ms desde que o Arduino
foi inicializado.
|
Essa variável vai ser rese- tada depois de aproxima-
damente 9 horas.
|
random(min,max)
Gera números pseudoaleatórios entre os limites min e
max especificados como
parâmetros.
|
int valor = ran-
dom(100,400);
À variável ‘valor’ vai ser atribuído um número inteiro
qualquer entre 100 e 400.
|
O parâmetro min é
opcio- nal e se excluído o limite mínimo é 0. No exemplo variável ‘valor’
poderá ser qualquer número inteiro entre 0 e 400.
|
abs(x)
Retorna o módulo ou valor absoluto do número real
passado como parâmetro.
|
float valor =
abs(-3.14); À variável ‘valor’ vai
ser atribuído o número em ponto flutuante (e sem sinal) 3.14.
|
|
map(valor, min1,max1,min2,max2)
A função map( ) converte uma faixa de valores
para outra faixa. O primeiro parâmetro ‘valor’ é a variável que será
converti- da; o segundo e o terceiro parâmetros são os valores mínimo e
máximo dessa variável; o quarto e o quinto são os novos valores mínimo e
máximo da variável ‘valor’.
|
int valor =
map(analog Read(A0),0,1023,0,255));
A variável ‘valor’ vai guardar a leitura do nível
analógico no pino A0 convertida da faixa de 0-1023 para a faixa 0-255.
|
Com essa função é pos- sível reverter uma faixa de
valores, ex- emplo: int valor =
map(x,1,100,100,1);
|
* Num computador cada inteiro é representado por um número
fixo de bits. Em 8 bits, 13 seria representado por 00001101. Isto é,
introduzem-se 0 à esquerda sempre que o número de bits da representação do
inteiro seja menor que o número fixo de bits. Se tal número for n, os bits são
designados da direita para a esquerda por bit0, bit1, ..., bitn-1. O bitn-1 diz-se
o bit mais significativo.
Por outro lado, ao fixar-se o número de bits da
representação limita-se os valores que podem ser representados.
Se o número de bits for 8 o maior inteiro positivo que se
pode representar é:
1 1 1 1 1 1 1 1
bit 7 bit 6 bit 5 bit 4 bit 3 bit 2 bit 1 bit 0
cujo valor é: 27 x 1 + 26 x 1 + 25 x 1 + 24 x 1 + 23 x 1 +
22 x 1 + 21 x 1 + 20 x 1 = 255(= 28 - 1)
Em geral, com n bits podemos representar números inteiros
positivos de 0 a 2n - 1.
-->