10 regras simples para usar a vírgula - educar321

1. Antes de “e”, quando as orações apresentarem sujeitos diferentes ou quando o “e” se repetir:
Desenhei uma casa, e a terra, e o mar. 
O João correu, e José caminhou apenas.

2. Para marcar a supressão do verbo numa oração
Eu fui de autocarro; ele, de mota.

3. Antes de locuções adversativas como "e sim", "e não"
Usa-se só uma, precedendo a locução.
O Carlos comprou um carro, e não uma moto. 

4. Enumeração de mais de dois elementos
Comi maça, arroz e salada.

5. Para isolar o aposto explicativo
Joana, a minha primeira namorada, casou ontem.

6. Para isolar o vocativo 
Eduardo, traz os meus documentos.

7. Para separar orações que não apresentam conjunções que as interliguem
Decidi cozinhar, fui às compras, lavei a louça, pus tudo na panela.

8. Para isolar certas expressões exemplificativas, conformação e conjunções 
Além disso, por exemplo, isto é, ou seja, a saber, aliás, ou melhor, ou antes, com efeito, a meu ver, por assim dizer, por outra, entretanto, no entanto, por isso, logo etc. 
O professor, ou melhor, excelentíssimo senhor professor, dá uma avaliação negativa.

9. Antes das conjunções: mas, porém, pois, embora, contudo, todavia, portanto, logo
Sei que não gostas de estudar no feriado, mas tens de ter positiva no exame.

10. Para separar, nas datas, o lugar, nos endereços, o número
Aveiro, 13 de maio de 2019.
Rua do Amor, nº 30.