Topologias de Rede

Disposição física dos computadores e cabos de rede 
A arquitetura é o conjunto de camadas e protocolos de rede.

A topologia física é a conexão dos dispositivos e a topologia lógica o fluxo dos dados. 

As Topologias mais usadas são: 
1. Estrela; 2. Estrela Estendida; 3. Árvore



Estrela
Toda a informação passa por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego.


A tecnologia a utilizar será obviamente a Fast Ethernet na sua variante 100-Base-TX 

A cablagem adopta cabos UTP (Unshielded Twisted Pair) para as curtas distâncias e pelo cabo STP (Shielded Twisted Pair) para as ligações entre blocos. cabos utp udp


STP fornece resistência à interferência eletromagnética e à interferência de frequência de rádio. O cabo STP é muito pouco utilizado sendo basicamente necessários em ambientes externos com grande nível de interferência eletromagnética. 






Anel
Utiliza bits que se propagam de modo independente, antes mesmo do pacote ser transmitido totalmente, percorrendo todo o anel.  Quando o padrão IEEE 802.5 (Token Ring*) é adotado, as máquinas realizam turnos no envio dos seus bits. Isso causa colisões nos acessos simultâneos. Este protocolo foi descontinuado em detrimento de Ethernet. 

*Token ring é um protocolo de redes que opera na camada física e de enlace (ligação de dados) do modelo OSI dependendo da sua aplicação. Usa um símbolo token (trama de três bytes), que circula numa topologia em anel em que as estações devem aguardar a sua receção para transmitir. 

Barramento (bus)
Sistema onde cada máquina transmite quando quiser e até ao mesmo tempo. Se os pacotes colidirem, cada computador aguardará um tempo aleatório e fará nova tentativa. Utiliza a Ethernet (padrão IEEE 802.3) e tem um controle descentralizado.

Árvore
Similar à estrela, utiliza comutadores para interconectar os dispositivos. A diferença é que existem um nó raiz que interconectando os demais nós filhos.  As estações ou equipamentos terminais são conhecidos como folhas. Se um pacote é enviado para mais de uma subárvore, quando ele chega ao nó filho tem que ser duplicado sendo que um dele será transferido mais lentamente.

Malha
Todos os nós estão amarrados a todos ou outros nós. Como essa topologia possui vários caminhos por onde a informação pode fluir, o tempo de espera é reduzido e eventuais problemas não interrompem o funcionamento da rede. 
O problema são o n.º de interfaces de rede de cada estação de trabalho.

Híbrida ou Mista
Combina duas ou mais topologias de rede, que permite beneficiar das vantagens de cada uma delas. 
É a topologia mais utilizada em grandes redes.