Instalar impressora em rede num computador para utilizar por vários outros computadores

Este método serve para impressora que não pode ser conectada diretamente à rede (seja por não ter Wi-Fi ou entrada Ethernet) 

Deve, obrigatoriamente, estar ligada a um computador ligado à rede, que servirá como ponte entre o periférico e os outros utilizadores.

 

1. Instalar a impressora no computador onde está conectada:

Painel de Controle, submenu Hardware e Sons, exibir impressoras e dispositivos, encontra a impressora a compartilhar, menu direito do rato, Ver, Impressora, partilhar. Marcar a caixa “partilhar esta impressora”, dá-lhe um nome, Aplicar, OK.

 

2. Instalar a impressora de rede nos demais computadores:

(O processo é manual e é preciso repeti-lo em cada terminal)

Painel de Controle, submenu Hardware e Sons, exibir impressoras e dispositivos, adicionar uma impressora. O Windows fará uma varredura para tentar encontrar uma nova impressora, mas provavelmente não a encontrará. Clica em A impressora que eu quero não está na lista, selecionar uma impressora compartilhada pelo nome, procurar, Rede (à direita), duas vezes no ícone do computador em que a impressora está ligada, selecionar, avançar, ok.