CTR, cliques e impressões - menu Desempenho Google Search Console

Cliques - Vezes que alguém clicou no anúncio que apareceu no google.

Impressões - Quando o anúncio aparece para alguém. Vezes que aparecem na pesquisa do google, mesmo que não se abram. Impressão porque o utilizador viu.


CTR - N.º de cliques/n.º de impressões, em percentagem.

Todo o esforço deve de ser para aumentar o CTR, pois indica que o assunto tem uma importância grande para as pessoas. É um conteúdo bom. O e-mail também tem CTR. vídeo

Click Through Rate, taxa de cliques. 


CPC - Custo por clique

Recebo por cada clique nos anúncios. O anunciante define o clique máximo ou o valor mais elevado que está disposto a pagar por um clique.


O CPC máx. é o valor máximo que cobraremos por um clique, mas é frequente cobrarmos menos e, por vezes, bastante menos. Esse valor final cobrado por um clique chama-se CPC real.

Se introduzir um lance de CPC máx. e alguém clicar no seu anúncio, esse clique não custará mais do que o valor do lance de CPC máximo definido.

Irá escolher entre o lance manual (em que seleciona os valores dos lances) e o lance automático (em que permite que a Google defina lances para tentar obter o maior número de cliques com o seu orçamento).

O preço de CPC também é conhecido como pagamento por clique (PPC).


RPM (Receita por mil impressões)

A RPM (Receita por mil impressões) - ganhos acumulados para cada mil impressões. 

Não é quanto se ganha. Para calculá-lo, divide-se os ganhos estimados pelo número de visualizações de página, impressões ou consultas recebidas, multiplicado por mil.
RPM = (Ganhos estimados/Número de visualizações de página) * 1000

Exemplo:

  • Se ganhar 0,15 cêntimos com 25 page views, a RPM será igual a (0,15/25) * 1000, ou 6 €.
  • Se você ganhar um valor estimado de 180 € com 45.000 impressões de anúncios, sua RPM de anúncios será (180/45.000) * 1.000, ou 4 €.

A RPM é usada na publicidade, é útil para comparar a receita em canais diferentes.


CPA - custo por ação. Comissão paga quando o visitante compra o produto anunciado, 

CPM Active View - quando o anunciante apenas paga quando os anúncios estiverem visíveis, pelo menos, 50% da duração do anúncio exibido na tela por pelo menos 1 segundo.



Diferença entre visualização de página e impressão

Visualizações de página – n.º de visualizações do vídeo/blogue.

Impressões – n.º de vezes que os anúncios são exibidos na página de vídeo/blogue.

As visualizações da página são sempre superiores à impressão. O inverso é impossível.

Posso ver uma página/vídeo e não ver anúncio.



Posição média -  classificação média da posição dos URLs do Website para as consultas. Se o URL do site apareceu na posição 3 para uma consulta e na posição 7 para outra consulta, a posição média é 5 ((3+7)/2)





Podemos visualizar por:

  • Tipo de pesquisa - filtrar e comparar por web, imagem, vídeo, notícias;
  • Intervalo de datas - filtrar e comparar por datas;
  • Criar um novo - país, dispositivo, etc.