Como fazer um estudo de mercado

Proposta de valor: 

Qual é a razão, o motivo pelo qual as pessoas adquirem seus produtos e serviços? 

 

Segmento de Clientes: 

Quem são os clientes?

Onde estão localizados? 

Há uma necessidade comum a eles?

 

Canais: 

De que forma seus produtos ou serviços vão chegar até os clientes? 

Como eles encontrarão ou vão interagir com seus produtos ou serviços?

 

Relacionamento com Clientes: 

Como arranjar novos clientes? 

Qual o elemento diferenciador?

 

Receitas/Preçario: 

Quanto e como os clientes vão pagar pelo que vai ser oferecido?

 

Recursos Principais: 

Quais os recursos necessários para realizar a proposta de valor? 

O que é preciso para fazer o negócio funcionar? 

 

Atividades Principais: 

Quais as ações necessárias para a realização da proposta de valor? 

Quais são as ações importantes para realização do negócio?


Parceiros Principais: 

Quais os principais fornecedores e outros atores que irão apoiar a realização da proposta de valor? Quais os aliados para otimizar e reduzir os riscos do negócio?

 

Estrutura de Custos: 

Quanto vai ser gasto na realização da proposta de valor? 

Quais os custos envolvidos para operação do negócio?