riscos profissionais físicos e mentais associados à Informática

ergonomia no computador


causas riscos físicos e mentais

  • má postura
  • pouca atividade física
  • stresse
  • alimentação desequilibrada
  • sono insuficiente
  • tabaco
  • álcool


Má postura



álcool

A ingestão de álcool diminui os reflexos e a capacidade de julgamento, põe em risco a vida de pessoas, danifica o cérebro, o fígado, o sistema imunológico e provoca o cancro.

As empresas têm muito prejuízo com trabalhadores que ingerem grande quantidade de álcool: 

  • costumam faltar ao trabalho, principalmente na segunda-feira para curar intoxicação do final de semana.  
  • são mais lentos na execução das tarefas e mais introvertidos;
  • empresas aplicam testes anuais aos funcionários para descobrir se esses consomem drogas, cocaína, anfetamina e álcool;

alimentação desequilibrada

Alimentação da sociedade industrial é tipicamente calórica, baseada no consumo exagerado de carboidratos e comidas gordurosas que provocam excesso de peso

tabaco

Trabalhadores fumadores adoecem mais: úlceras, infarto do miocárdio, renite, asma, bronquites, enfisema pulmonar e uma série de outras enfermidades.

stresse

É impossível viver sem stresse, mas o excesso causa danos físicos e emocionais.

O informático vive em altos níveis de stresse, pois o futuro da empresa está em suas mãos.

O organismo, em situações de stresse, realiza uma descarga de adrenalina na corrente sanguínea, aumentando os batimentos cardíacos, dilata os brônquios e a diminui os vasos sanguíneos. 

Para prevenir o stresse basta realizar atividades físicas regulares: 

  • regula a pressão arterial
  • distrai a pessoa dos problemas cotidianos
  • não levar trabalho para o ambiente domiciliar, assuntos da empresa devem ser tratados apenas no local de trabalho.

A atividade física regular minimiza os efeitos do stresse, relaxa, evita a formação de coágulos no sangue, protege o sistema imunológico e reduz a tensão.


Incorreto estilo de vida

O estilo de vida está relacionado aos hábitos diários da pessoa e ao sedentarismo. O baixo gasto de calorias é um problema que atinge grande parte dos profissionais de Informática.

O sedentarismo aliado ao fumar, beber, alimentação inadequada causa:

  • hipertensão arterial
  • diabetes
  • obesidade
  • ansiedade
  • aumento do colesterol
  • infarto do miocárdio
  • cancro 

Para evitar o sedentarismo basta uma hora de atividade física diária, mas é necessária uma grande força de vontade.





Lesões Musculo Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho (LMERT)
Também conhecidas como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT)

São alterações que afetam trabalhadores que realizam os mesmos movimentos corporais de forma repetitiva. 

Sintomas

  • Tendinites (inflamação dos tendões: punhos, cotovelos e joelhos);
  • Bursite (inflamação da bursa, bolsa que contem um líquido que envolve os tendões e serve como amortecedor entre o músculo e o osso. Normalmente ocorre nos ombros, local onde existe a maior quantidade de bursa);
  • Dor localizada;
  • Desconforto;
  • Fadiga ou sensação de peso;
  • Formigueiro ou dormência;
  • Diminuição da força muscular.

extensor elástico para braços peito e ombros


 

Cura da LER/DORT

Este problema é complicado de resolver após atingir fases avançadas. 

É importante que os empresários tomem medidas preventivas para impedir esta doença.

A saúde da empresa, depende da saúde dos profissionais

A empresa tem a obrigação de orientar os seus trabalhadores


Vantagens da ginástica laboral:

  • despertam o corpo;
  • reduzem acidentes de trabalho;
  • previnem doenças por traumas cumulativos;
  • corrigem vícios de posturas;
  • aumentam a disposição para o trabalho;
  • promovem integração entre os funcionários;
  • evitam a fadiga gerada pelo trabalho.


Conclusão

  • o computador agiliza e facilita o trabalho;
  • o trabalho dos profissionais da tecnologia da informação é vital na vida da empresa;
  • o uso ininterrupto e inadequado do computador causa problemas de saúde;
  • antes de se preocupar com a doença instalada, deve-se visar à prevenção;
  • com a ergonomia e as pausas frequentes;
  • controlar o stresse evitando falar de trabalho fora da empresa;
  • trazer problemas da empresa para serem resolvidos nos momentos de lazer;
  • evitar hábitos como fumar e beber;
  • consumir alimentos saudáveis e com baixo teor calórico;
  • praticar atividades físicas regulares.