mudar crenças

 Crenças são estados mentais em que se assume que algo é verdadeiro.

alterar crenças do pensamento para a ação ou vice versa

Crenças Limitantes

  • Eu não sou bom o suficiente
  • Os homens não são de confiança
  • Tudo é muito difícil e complicado
  • Nunca terei dinheiro o suficiente
  • O dinheiro corrompe
  • As pessoas não gostam de mim
  • Nunca vou conseguir realizar meus sonhos
  • Para conseguir as coisas, basta gritar
  • Os outros precisam de mudar para a minha vida melhorar

   

Crenças Positivas

  • Eu sou bom
  • Eu consigo o que eu quero
  • Se outras pessoas conseguem, eu também consigo
  • O dinheiro é bom. Com ele, realizo os meus sonhos e ajudo pessoas.
  • Eu não me importo com o que os outros pensam
  • Cada dificuldade é uma oportunidade para evoluir
  • Eu vou atrás das coisas que desejo
  • Aprender leva à perfeição
  • A persistência é o caminho do êxito


exemplos de problemas a mudar

profissional

Não trabalhar com aquilo que gosta, não ter sucesso profissional, não ser promovido, problemas de relacionamento com chefes e colegas.

 

Familiar

Conflitos e problemas de relacionamento com filhos, esposa, marido, pai, mãe, irmão e pessoas importantes na família

Espiritual

problemas 1: Não estar conectado com a missão de vida, não deixando um legado ou não vivendo uma vida de propósito; ou 2) Sente falta de se conectar com uma força maior que alguns chamam de Deus, Universo e outras denominações espirituais. 

Emocional

Muita ansiedade relacionada ao que de mim pode acontecer no futuro ou profunda tristeza por factos que aconteceram no passado que impedem perdoar alguém ou até mesmo se perdoar. Momentos fortes de raiva com pessoas ou situações também fazem parte desta área.

Lazer

Não aproveitar a vida na sua plenitude, divertindo-se sozinho ou acompanhado pelas pessoas que ama. Muitas vezes, o excesso de trabalho causa um problema grave nesta área da vida. 

Física

Nesta área, pode abordar dois pontos: 1 não estar feliz com o corpo; 2. Doença que atrapalha qualidade de vida.

 


Qual o maior desejo na área problemática

  • Quero organizar as minhas finanças pessoais e poupar 100 euros no final do mês para realizar os meus sonhos.
  • Quero ter um relacionamento de paz em casa.
  • Quero educar de forma positiva os meus filhos

Perguntar por que

Desejo: Organizar as finanças pessoais fazendo sobrar 300 euros no final do mês. 

Pergunta: Por que não consigo o que desejo?

Respostas (Possíveis Crenças):

Não sou capaz de ganhar dinheiro.

Não sou bom o suficiente para ganhar dinheiro e economizar.

Os outros são melhores que eu.

 

 
Exemplo de Crença e Ressignificação da crença.

Crença: Eu não sou capaz de ganhar dinheiro

Ressignificação: Antigamente eu não seria capaz de ganhar dinheiro, no entanto, agora eu tenho uma ferramenta para alcançar este objetivo

 

Crença: Tenho medo de sair e conhecer pessoas e ser criticado.

Ressignificação: Antigamente eu tinha medo de sair e conhecer pessoas e ser criticado, no entanto, agora eu tenho uma ferramenta para alcançar este objetivo


Fator crítico



Muitas crenças geram falta de autoconfiança


Como identificar e ressignificar crenças limitantes

1. Qual área da tua vida onde não estás a conseguir obter sucesso?

2. Qual é o teu maior desejo nesta área?

3. Por que não consegues alcançar este desejo?

4. Escreve a ressignificação da crença.

5. Cria mecanismos de repetição da crença com emoção.