interação homem-máquina


  • área de estudo que busca criar interfaces/conexões que facilitem a interação entre seres humanos e máquinas/sistemas informáticos;
  • métodos que permitem ao utilizador realizar tarefas;
  • formada por hardware e de software;
  • desempenha um papel fundamental na:
    • usabilidade;
    • eficiência;
    • acessibilidade;
    • satisfação do utilizador.

o que dificulta a interação

  • falta de naturalidade, o ambiente virtual não funciona como o mundo real;
  • dispositivos não padronizados;
  • poucas ferramentas (apertar, espremer, empurrar, etc.);
  • imprecisão;
  • cansaço;
  • layout ou apresentação complexa;
  • necessidade de formação do utilizador.

eficiência

  • permite que os utilizadores realizem tarefas de forma mais rápida;
  • fácil aprendizagem;
  • interfaces intuitivas e bem projetadas geram maior produtividade.

usabilidade

  • facilidade em informar o sistema sobre as intenções do utilizador;
  • fácil de usar para potenciar a experiência do utilizador;
  • interfaces mal projetadas causar frustração e levar à desistência;
  • gera conforto;
  • ajuda o utilizador a focar-se e a atingir os seus objetivos.

acessibilidade

  • interfaces acessíveis permitem que pessoas com deficiência possam utilizem os dispositivos;
  • é fundamental para tornar a tecnologia acessível a todos;
  • feedback rápido:
    • facilita a correção de erros;
    • melhora a compreensão do utilizador sobre o que está acontecendo;
    • auxilia na tomada de decisões.

satisfação do utilizador

  • otimizar a interação homem-máquina facilita a realização de tarefas;
  • aumenta a satisfação do utilizador;
  • motiva o utilizador a continuar a usar o sistema.




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