interação homem-máquina
- área de estudo que busca criar interfaces/conexões que facilitem a interação entre seres humanos e máquinas/sistemas informáticos;
- métodos que permitem ao utilizador realizar tarefas;
- formada por hardware e de software;
- desempenha um papel fundamental na:
- usabilidade;
- eficiência;
- acessibilidade;
- satisfação do utilizador.
o que dificulta a interação
- falta de naturalidade, o ambiente virtual não funciona como o mundo real;
- dispositivos não padronizados;
- poucas ferramentas (apertar, espremer, empurrar, etc.);
- imprecisão;
- cansaço;
- layout ou apresentação complexa;
- necessidade de formação do utilizador.
eficiência
- permite que os utilizadores realizem tarefas de forma mais rápida;
- fácil aprendizagem;
- interfaces intuitivas e bem projetadas geram maior produtividade.
usabilidade
- facilidade em informar o sistema sobre as intenções do utilizador;
- fácil de usar para potenciar a experiência do utilizador;
- interfaces mal projetadas causar frustração e levar à desistência;
- gera conforto;
- ajuda o utilizador a focar-se e a atingir os seus objetivos.
acessibilidade
- interfaces acessíveis permitem que pessoas com deficiência possam utilizem os dispositivos;
- é fundamental para tornar a tecnologia acessível a todos;
- feedback rápido:
- facilita a correção de erros;
- melhora a compreensão do utilizador sobre o que está acontecendo;
- auxilia na tomada de decisões.
satisfação do utilizador
- otimizar a interação homem-máquina facilita a realização de tarefas;
- aumenta a satisfação do utilizador;
- motiva o utilizador a continuar a usar o sistema.
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