sofá exercício tinkercad

1. entra no Tinkercad.com cria novo projeto e dá~lhe o nome de 09? Sofá Nome Data.

2. ativa a Régua, localizada no canto superior direito no plano de trabalho.

3. gera os assentos e da base do Sofá:

  • insere a forma básica caixa, com as dimensões:
    • Comprimento: 20mm
    • Largura: 20mm
    • Altura: 6mm




 4.altera a cor da caixa para bege.


 

5. arredonda as arestas da caixa,, alterando, no painel, a prpriedade “Raio” para o valor “2”.



 

 

6. seleciona o objeto assento e através da opção duplicar (Ctrl+D), duplica duas vezes o objeto e coloca-os de forma a obteres a seguinte disposição:


Nota: para alinhar os 3 assentos, selecionar os objetos (arrastando o rato ou selecionando-os com a tecla SHIFT pressionada) e utilizar a opção Alinhar (ou tecla L).








7. duplica novamente um dos objetos, por forma a criares a base do sofá. A base deverá ficar com as seguintes dimensões:

  • Comprimento: 60mm
  • Largura: 20mm
  • Altura: 6mm


 

8. seleciona a base do sofá e altera na opção Sólido do painel, a cor para castanho ou outra a teu gosto.

 

9. posiciona os 3 assentos sobre a base do sofá, conforme ilustra a figura seguinte:



 

10. para construíres os braços do sofá utiliza as formas básicas caixa e cilindro. Adiciona uma caixa ao Plano de Trabalho. A caixa deverá ficar com as seguintes dimensões:

  • Comprimento: 6mm
  • Largura: 20mm
  • Altura: 20mm

 

 

11. arredonda as arestas da caixa, alterando na propriedade ”Raio”, o valor “0”para “2”.

 

12. insere um cilindro e altera a propriedade “Lados” para “64”. 


 

 

13. aplica ao objeto cilindro as seguintes dimensões.

  • Comprimento: 10mm
  • Largura: 10 mm
  • Altura: 20mm

14. utiliza uma rotação ao cilindro para que ele fique na posição horizontal e colloca-o, na parte superior do objeto caixa.



 

15. seleciona (arrastando o rato ou selecionando-os com a tecla SHIFT pressionada) os dois objetos (caixa e cilindro) e através da opção Agrupar (ou Ctrl+G), agrupa-os.



 

16. seleciona a forma resultante (braço) e altera na opção Sólido do painel, a cor para castanho ou outra a teu gosto.

 

17. posiciona o braço numa das extremidades da base do sofá.



 

 18. duplica (Ctrl+D) o braço e espelha-o (tecla M). Posiciona-o na outra extremidade do sofá.



 

19. insere uma caixa, com as seguintes dimensões:

  • Comprimento: 60mm
  • Largura: 6 mm
  • Altura: 30mm

 

20. posiciona a caixa (encosto) na parte traseira da base do sofá e altera na opção Sólido do painel, a cor para castanho ou outra a teu gosto.


 


21. inclina a encosto através da opção rotação.

 

 

22. constrói os pés do sofá utilizando. Insere a forma básica Tórulo.

 

23. Cria um corte no Tórulo para que fique apenas metade da forma. 

  • adiciona uma “caixa” (orifício);
  • aumenta o tamanho da caixa (orifício) e posiciona-a de forma a provocar o corte desejado;
  • utiliza a exibição ortográfica e o viewcube para melhorares o posicionamento e tamanho da caixa.

 

24. seleciona os objetos Tórulo e caixa (orifício) e agrupa-os.




25. seleciona o objeto resultante e altera na opção Sólido do painel, a cor para cinzento claro.



 

26. aplica uma rotação de 90º ao objeto resultante.


 

27. duplica (Ctrl+D) o pé do sofá.


 

 

28. posiciona corretamente os dois pés, por baixo da base do sofá.



 

 

29. Insere o teu nome, apelido e ano ao lado do sofá (ex. Sérgio Heleno 2024)

30. grava, na pasta 005 3D, os seguintes ficheiros:

     a. prime Exportar escolhe STL;

     b. clica em Enviar para e descarrega a imagem do projeto.

31. envia a os ficheiros STL para o e-mail do professor.