teste diagnóstico

Gestão de pastas e ficheiros 

Nota: Coloca sempre número nas pastas e nos ficheiros números e a data.

Exemplos de ficheiros: 085 Alimentação Saudável 13-05-2025 (13/05/2025 errado)


1. Cria uma pasta, nos Documentos, com um nome do tipo:  100 6B – João Silva e Maria Silva

2. Dentro da pasta criada, cria uma pasta com o nome 090 Teste Diagnóstico.

3. Abre o acessório do Windows Bloco de notas (iniciar, todos os programas, acessórios):

a) Procura as seguintes propriedades do computador que estás a utilizar

  • Sistema operativo
  • Processador

b) No documento escreve a informação recolhida.


4. Acrescenta, nesse documento, a resposta à seguinte questão.

Qual é a aplicação do Windows que permite efetuar cálculos.

5. Guarda o documento com o nome 080 Ambiente Windows dia mês ano na pasta 090 Teste Diagnóstico.

6. Abre o acessório do Windows Ferramenta de Recorte (iniciar, todos os programas, acessórios) e recorta a barra de tarefas do computador que estás a utilizar.

7. Guarda o recorte com o nome 070 Barra tarefas dia mês ano na pasta 090 Teste Diagnostico.


Funcionalidades do PowerPoint


8. Abre o MS 
PowerPoint e cria um documento em branco.

9. Escolhe uma estrutura/tema a teu gosto e aplica em toda a sua apresentação.

10. No primeiro diapositivo digita o título Alimentação saudável e como subtítulo o teu nome/nomes.

11. Cria um novo diapositivo com o esquema Título e Subtítulo. Digita o título “Somos o que comemos” e como subtítulo “Plano alimentar semanal saudável”

12. Insere um terceiro diapositivo, coloca uma imagem e um título à tua escolha alusivao tema.

13. Formata a caixa de texto, colocando-lhe uma cor de fundo.

14. Configura o efeito de transição entre diapositivos, de acordo com a tua preferência.

15. Coloca animações de textos e imagens da apresentação, de acordo com a tua preferência.

16. Guarda o documento com o nome 065 Alimentação saudável dia mês ano na pasta 090 Teste Diagnostico.



Funcionalidades do Excel

17. Abre o MS Excel e cria um livro em branco.

18. Guarda o ficheiro com o nome 060 Turma dia mês ano na pasta 090 Teste Diagnostico.

19. Digita nas células os nomes, apelidos e idades dos alunos, de acordo com o apresentado na imagem abaixo. Respeita o endereço da célula onde é digitada a informação.


20. Altera a altura das linhas para 25 e a largura das colunas para 20.

21. Formata as células como tabela, colocando os limites.

22. Digita na célula A2: Lista da turma.

23. Centra o texto da célula A2 em relação à tabela e altera o tamanho para 16, negrito e cor azul.

24. Digita o texto nas células A19A20A22A23A24 e A25 de acordo com o apresentado na imagem. 

25. Ajusta o texto escrito em cada célula, de acordo com os seus limites.

26. Altera o nome da folha de cálculo para Turma.

27. Digita a função na célula B19 que te permitirá saber o total de alunos da turma.

28. Digita a função na célula B20 que apresenta como resultado a média dos alunos da turma. O valor deve ficar com duas casas decimais.

29. Digita a função na célula B22 que apresenta como resultado o total de alunos da turma com menos de 13 anos.

30. Digita a função na célula B23 que apresenta como resultado o total de alunos da turma com 13 anos.

31. Digita a função na célula B24 que apresenta como resultado o total de alunos da turma com 14 anos.

32. Digita a função na célula B25 que apresenta como resultado o total de alunos da turma com mais de 14 anos.

33. Cria uma nova de folha teu livro de cálculo e altera o nome para Gráfico.

34. Cria um gráfico circular com os totais de alunos organizados por idade.



35. Move o gráfico para a folha Gráfico do livro.

36. Guarda as alterações.