1. Entra no Scratch e atribui, ao trabalho, o nome “09? Oceano Nome Data”;Inicia o Scratch e Guarda o projeto com o nome oceano.
2. Elimina o gato e adiciona ao projeto três novos atores: fish, shark e shark 2.
3. Adiciona o cenário Underwater 2 e altera o nome do cenário para oceano.
4. Cria uma variável com o nome Pontos.
5. Redimensiona o tamanho dos atores, de forma a ficarem mais pequenos.
6. Acede à biblioteca de sons e adiciona o som Plunge.
7. Organiza o posicionamento dos personagens e variáveis no cenário de modo a obteres mais ou menos a seguinte configuração:
8. Programa para que quando se clica na bandeira verde, os peixes fiquem na posição inicial.
10. Programa para que quando o utilizador clica num peixe:
a) Este avança para o centro do ecrã e faz uma pergunta à qual o utilizador responde.
b) Se a resposta estiver correta, o peixe avança para o lado direito do palco e o jogador obtém 100 pontos. Se a resposta estiver incorreta, o peixe volta à posição inicial e toca o som plunge
Exemplo para o ator fish:
Atenção à posição dos peixes.
Envia o jogo para o padlet da disciplina.
12. Cria e programa um cenário inicial e um botão para começar o jogo.
Envia o jogo para o padlet da disciplina.
12. Cria e programa um cenário inicial e um botão para começar o jogo.