e-mail - Despedida e assinatura

A despedida depende do nível de intimidade com o destinatário.

Formas de despedida:
  • só 1.ª letra em maiúscula Muito obrigado” e não “Muito Obrigado;
  • colocar sempre vírgula na despedida antes da assinatura;
  • deixar linha em branco a seguir a despedida;
  • se escrever para desconhecido colocar nome completo, mas se se tornar frequente, usar só o primeiro nome para criar a sensação de proximidade;
  • é possível criar uma assinatura automática que contenha seu nome completo, ocupação, e-mail, número de telefone e talvez um site que mostre seu trabalho.

Coloco-me à disposição para qualquer esclarecimento,
Coloco-me à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos,
Fico a disposição para maiores esclarecimentos,
Estou à disposição para mais informações.
Qualquer dúvida, estou à disposição.

Obrigado/a,
Fico a aguardar uma resposta,
Atenciosamente,  não usar
Cordialmente,
Grato/a pela atenção, 



Com os melhores cumprimentos,
Saudações cordiais,
Desde já deixo o meu agradecimento,
Antecipadamente grato(a),
Agradeço a atenção dispensada,
Obrigado pela a sua ajuda para esta questão,
Com elevada estima,
Com elevada consideração,

Finalização:
1.ª linha - Assinatura com o nome completo;
2.ª linha - Cargo;
3.ª linha - Instituição;
4.ª linha - Endereço do teu site ou blogue.

Exemplo:


Atenciosamente,

João da Costa Terra
Professor de Informática
Escola Educar321
educar321.blogspot.com