sumários TIC 8.º ano

 

10.º ano: pesquisa,tratamento dados, páginas web, modelação 3

9.º ano: folha de cálculo, scratch.

8.º ano: blogue e sites.

7.º ano: imagem, vídeo e som.

6.º ano: murais digitais, processador de texto, apresentações eletrónicas, folha de cálculo.

5.º ano: processador de texto, apresentações multimédia.

  1. Apresentação do professor e alunos.
  2. Funcionamento da disciplina.
  3. Análise e publicação da veracidade de textos e mensagens.
  4. Direitos de autor.
  5. Como trabalhar em colaboração na Internet.
  6. Armazenamento de dados na internet.
  7. Estratégias de investigação, pesquisa e análise de informação.
  8. Organização e gestão da informação.
  9. Gestão de pastas e ficheiros.
  10. Criar uma conta de correio eletrónico.
  11. Gestão de senhas do correio eletrónico.
  12. Assunto, saudação, despedida e assinatura no correio eletrónico.
  13. Serviços associados a uma conta de correio eletrónica.
  14. Criar um blogue.
  15. Inserir contador histats no blogue.
  16. Criar Lista de links no blogue.
  17. Adicionar contador de visitas ao blogue.
  18. Simplificação do blogue.
  19. Adicionar páginas blogue.
  20. Adicionar trabalhos ao blogue.
  21. Inserir páginas blogue.
  22. Partilhar e divulgar um blogue.
  23. Criar, gerir e partilhar documentos na Internet.
  24. Planificar e estruturar um sítio na internet.
  25. Recolha de material para o sítio na internet.
  26. Continuação da recolha de material para inserir no sítio na internet.
  27. Criação de páginas no sítio na internet.
  28. Continuação da criação de páginas no sítio na internet.
  29. Inserir vídeos no sítio na internet.
  30. Tratamento de fotos para inserir no sítio na internet.
  31. Inserir fotos no sítio na internet.
  32. Publicar um sítio Web.
  33. Apresentação do sítio na internet à turma.
  34. Continuação da apresentação do sítio na internet à turma.
  35. Comunicação síncrona e assíncrona.
  36. Partilha de ficheiros on-line.
  37. Auto e heteroavaliação.

2020-2021 Esmoriz

1 Apresentação do professor e alunos.
2 Funcionamento da disciplina.
3 Práticas seguras de utilização das aplicações digitais.
4 Práticas seguras de navegação na Internet.
5 Critérios de validação da informação publicada online.
6 Direitos de autor.
7 Propriedade intelectual.
8 Combate ao plágio.
9 Recomendações relativas à acessibilidade, criação e publicação de conteúdos digitais.
10 Comportamentos que visam a proteção da privacidade;
11 Comportamentos seguros na utilização de aplicações digitais.
12 Formulação de questões que permitam orientar a recolha de dados ou informações pertinentes.
13 Palavras-chave para localizar informação.
14 O computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa.
15 Potencialidades e funcionalidades de aplicações que apoiam a investigação e pesquisa online.
16 Análise critica da qualidade da informação.
17 Novos meios e aplicações de comunicação e colaboração.
18 Seleção de soluções tecnológicas adequadas para a realização de trabalho colaborativo.
19 Comunicação síncrona.
20 Comunicação assíncrona.
21 Soluções adequadas e eficazes para partilhar ideias, sentimentos, informações ou factos.
22 Apresentação e partilha de produtos desenvolvidos utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.
23 Potencialidades e constrangimentos de estratégias e aplicações para apoiar a criatividade e a inovação.
24 Desenvolvimento de planos de trabalho colaborativos.
25 Tecnologias digitais adequadas e eficazes para a concretização de projetos desenhados.
26 Produção de artefactos digitais criativos.
27 Funcionalidades das aplicações 3D.
28 Conceptualização de protótipos 3D.
29 Utilização de modelos 3D para solucionar problemas reais.
30 Continuação da utilização de modelos 3D para solucionar problemas reais.
31 Auto e heteroavaliação.
32 Avaliação do módulo.







2018-2019
TIC 8.º ano 
Apresentação, Comunicação e Colaboração - 6 aulas
1 Apresentação, critérios de avaliação e teste diagnóstico.
2 Inscrição no Moodle.
3 Elaboração de uma planificação anual.
4 As diferentes ferramentas e ambientes de comunicação na Internet.
5 Criação e utilização de uma conta de correio eletrónico.
6 Fóruns, mensageiros instantâneos e salas de conversação (chats).

Informação
7 Pesquisar informação na Internet, de acordo com uma temática pré-estabelecida.
8 Funções avançadas de um motor de pesquisa. Métodos de análise da informação recolhida na Web.
9 Autoria e atualidade da informação disponível na Internet. Serviços de armazenamento de dados na Internet.

Produção: Apresentações multimédia - 12 aulas
10 Iniciação ao programa de apresentações
11 A janela de apresentação do programa de apresentações. O assistente de conteúdo automático.
12 Introdução e edição de texto. As Vistas do programa de apresentações.
13 Formatação de texto. Criação e edição duma caixa de texto.
14 Reorganização de diapositivos. Aplicação de um esquema de cores a uma apresentação.
15 Utilização do ClipArt e edição de objetos.
16 Inserção de imagens, sons e vídeos.
17 Navegação na vista apresentação de diapositivos.
18 Criação de transições entre diapositivos. Aplicação de efeitos de animação.
19 Execução de uma apresentação de diapositivos.
20 Impressão da apresentação. Difusão de uma apresentação na Internet.
21 Criação de uma hiperligação à Internet.

Produção: Introdução aos ambientes computacionais - 8 aulas
22 Introdução aos ambientes computacionais.
23 Identificar um problema a resolver.
24 Analisar o problema e decompô-lo em partes.
25 Componentes estruturais de programação (variáveis).
26 Estruturas de decisão e de repetição.
27 Sequência lógica de resolução do problema.
28 Integração de texto.
29 Resolução de exercícios.
30 Integração de imagem.
31 Integração de vídeo.
32 Resolução de exercícios.
33 Partilhar o produto produzido na Internet.
34 Teste de avaliação
35 Entrega do teste de avaliação.
36 Auto e heteroavaliação.