10.º ano: pesquisa,tratamento dados, páginas web, modelação 3
9.º ano: folha de cálculo, scratch.
8.º ano: blogue e sites.
7.º ano: imagem, vídeo e som.
6.º ano: murais digitais, processador de texto, apresentações eletrónicas, folha de cálculo.
5.º ano: processador de texto, apresentações multimédia.
- Apresentação do professor e alunos.
- Funcionamento da disciplina.
- Análise e publicação da veracidade de textos e mensagens.
- Direitos de autor.
- Como trabalhar em colaboração na Internet.
- Armazenamento de dados na internet.
- Estratégias de investigação, pesquisa e análise de informação.
- Organização e gestão da informação.
- Gestão de pastas e ficheiros.
- Criar uma conta de correio eletrónico.
- Gestão de senhas do correio eletrónico.
- Assunto, saudação, despedida e assinatura no correio eletrónico.
- Serviços associados a uma conta de correio eletrónica.
- Criar um blogue.
- Inserir contador histats no blogue.
- Criar Lista de links no blogue.
- Adicionar contador de visitas ao blogue.
- Simplificação do blogue.
- Adicionar páginas blogue.
- Adicionar trabalhos ao blogue.
- Inserir páginas blogue.
- Partilhar e divulgar um blogue.
- Criar, gerir e partilhar documentos na Internet.
- Planificar e estruturar um sítio na internet.
- Recolha de material para o sítio na internet.
- Continuação da recolha de material para inserir no sítio na internet.
- Criação de páginas no sítio na internet.
- Continuação da criação de páginas no sítio na internet.
- Inserir vídeos no sítio na internet.
- Tratamento de fotos para inserir no sítio na internet.
- Inserir fotos no sítio na internet.
- Publicar um sítio Web.
- Apresentação do sítio na internet à turma.
- Continuação da apresentação do sítio na internet à turma.
- Comunicação síncrona e assíncrona.
- Partilha de ficheiros on-line.
- Auto e heteroavaliação.
2020-2021 Esmoriz
1 Apresentação do professor e alunos.
2 Funcionamento da disciplina.
3 Práticas seguras de utilização das aplicações digitais.
4 Práticas seguras de navegação na Internet.
5 Critérios de validação da informação publicada online.
6 Direitos de autor.
7 Propriedade intelectual.
8 Combate ao plágio.
9 Recomendações relativas à acessibilidade, criação e publicação de conteúdos digitais.
10 Comportamentos que visam a proteção da privacidade;
11 Comportamentos seguros na utilização de aplicações digitais.
12 Formulação de questões que permitam orientar a recolha de dados ou informações pertinentes.
13 Palavras-chave para localizar informação.
14 O computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa.
15 Potencialidades e funcionalidades de aplicações que apoiam a investigação e pesquisa online.
16 Análise critica da qualidade da informação.
17 Novos meios e aplicações de comunicação e colaboração.
18 Seleção de soluções tecnológicas adequadas para a realização de trabalho colaborativo.
19 Comunicação síncrona.
20 Comunicação assíncrona.
21 Soluções adequadas e eficazes para partilhar ideias, sentimentos, informações ou factos.
22 Apresentação e partilha de produtos desenvolvidos utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.
23 Potencialidades e constrangimentos de estratégias e aplicações para apoiar a criatividade e a inovação.
24 Desenvolvimento de planos de trabalho colaborativos.
25 Tecnologias digitais adequadas e eficazes para a concretização de projetos desenhados.
26 Produção de artefactos digitais criativos.
27 Funcionalidades das aplicações 3D.
28 Conceptualização de protótipos 3D.
29 Utilização de modelos 3D para solucionar problemas reais.
30 Continuação da utilização de modelos 3D para solucionar problemas reais.
31 Auto e heteroavaliação.
32 Avaliação do módulo.