s programação e robótica 3.º ano



1 Apresentação do professor e alunos.
2 Funcionamento da disciplina.
3 Conceitos fundamentais sobre Informática.
4 Conceitos fundamentais sobre Programação.
5 Conceitos fundamentais sobre Robótica.
6 Privacidade de dados.
7 Utilização responsável dos ambientes online.
8 Utilização segura dos ambientes online.
9 Pensamento computacional.
10 Sistemas de numeração.
11 Codificação de números: números decimais.
12 Codificação de números: números binários.
13 Codificação de imagens binárias: conceito de pixel.
14 Codificação de texto: código ASCII.
15 Programação.
16 Algoritmos.
17 Identificação de um problema.
18 Análise de um problema.
19 Identificação de constrangimentos e objetivos.
20 Pesquisar informação.
21 Brainstorm de ideias.
22 Identificação de várias soluções para resolução do mesmo problema.
23 Planeamento e seleção de uma solução mais adequada para o projeto.
24 O ambiente scratch.
25 Programação em ambiente scratch: animação de personagens.
26 Programação em ambiente scratch: relato de histórias.
27 Conceito de robótica.
28 Constituição de um robô.
29 Funcionamento de um robô.
30 Programação básica de um robô.
31 Auto e heteroavaliação.
32 Avaliação do módulo.