SEO Search Engine Optimization

Conjunto de técnicas para melhorar a posição dum site nos motores Google, Bing, Yahoo, etc.

O SEO é a base do tráfego orgânico, já que é ele que transforma o conteúdo em cliques reais.

Investir em SEO significa contratar redatores e ferramentas que criem, analisem e aprimorem o conteúdo a ser postado. Isso será feito através do uso de palavras-chave escolhidas com cuidado e inseridas de forma inteligente.

O SEO conta com o Marketing de Conteúdo, a partir da criação de páginas relevantes para o público em questão.

A categoria dum site depende:
  • conteúdo valioso
  • otimizações para os sites de pesquisa
  • estrutura do site
  • escaneabilidade (digitalização) - técnica que otimiza o conteúdo para facilitar a sua leitura. Um texto bem escaneabilizado torna-se mais amigável ao utilizar negrito, cores, listas, imagens etc.
  • uso de palavras-chave
  • responsividade*
  • velocidade de carregamento

* Um site responsivo dispõe o conteúdo adaptado ao tamanho da tela. Independentemente do dispositivo, o layout daquele site será carregado sem erros, mantendo a facilidade de se encontrar o que deseja, sempre com uma navegação simples e intuitiva.

O UX, Use Experience, são práticas que ajudam a compreender melhor os objetivos, as dificuldades e as necessidades do utilizador.

 

A técnica de SEO é fundamental, pois 90% das pessoas clica num só link dos resultados da sua busca e 33% desses cliques é feito na primeira posição da pesquisa.

Por exemplo: se a palavra-chave “Educar321” tiver 1000 pesquisas mensais, 333 cliques vão para o primeiro site de pesquisa e os restantes 667 para todos os outros.