Tráfego orgânico, direto, pago, social e de referência

tráfego orgânico

O tráfego orgânico é uma forma de conseguir visitantes gratuitamente através de técnicas de SEO.

 

Quando um site tem bom conteúdo, ele começa a aparecer nas primeiras páginas de pesquisa dos motores Google, Bing, Yahoo e afins de maneira gratuita (orgânica).


A verificação da qualidade e importância do conteúdo é efetuada pelas técnicas de SEO dos motores e visitantes:

  • Os motores avaliam as palavras-chave do texto, tempo de carregamento da página, relevância do blogue para a informação, etc.;
  • Os visitantes indicam aos motores o tempo de visita, n.º de cliques, quantidade de páginas visitadas, se há comentários, visualizações dos vídeos, demais conteúdos anexados, etc.

 

Há pouco investimento monetário, mas grande investimento de criação de bons conteúdos.


Tráfego direto

Proveniente de quem digita o endereço do site na barra de pesquisa do navegador por já conhecer o domínio do site. Pode ser considerado um acesso orgânico.


Tráfego pago 

Os visitantes chegam à página ao clicarem nos anúncios no Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, etc.


Tráfego social

Acessos com origem em links partilhados em páginas, perfis e publicações de redes sociais.


Tráfego de referência

Estratégias de link building geram acessos com origem em outras páginas, de outros domínios ou mesmo no próprio site.