Efetuar um levantamento das aulas do dia seguinte potenciam o estudo.
Estudos indicam que um método eficaz de estudo é ler sobre o assunto antes da aula.
Os estudantes estão acostumados a primeiro assistir a uma aula, e, só depois, ler sobre os assuntos transmitidos. No entanto, o processo inverso pode ser mais eficiente.
Ler sobre o assunto, antes da aula, facilita a assimilação dos conteúdos. Evita que o cérebro lide com muita informação nova, num curto período de tempo.
Quando se lê sobre o assunto antes, chega-se à aula com uma noção, mesmo que pequena, sobre o tema, e sobre o que é importante entender. Logo, consegue-se concentrar melhor nas explicações do professor, porque a matéria não é totalmente nova.
Assim, quando o professor estiver a explicar, o aluno entende-o melhor.
Resumindo: entrar na sala de aula conhecendo um pouco sobre o tema que vai ser tratado, solidifica o que já se sabe e antecipar dúvidas.
Na prática, antes de ir para a aula, convém rever os temas que serão trabalhados, durante uns 30 minutos e anotar algumas dúvidas para serem colocadas ao professor durante a aula.