1. entra no sculpt gl.
2. prime Scene, Clear Scene. Em Background, Type, escolhe Ambient env.
3. adiciona uma esfera. Scene, add sphere.
4. diminui o diâmetro do ponteiro de seleção (polegar)) No menu lateral, em Sculpting and Painting, em Tool coloca Brush (escova) e Radius com 30.
5. No menu lateral, em Sculpting and Painting, em Tool coloca Transform (letra E ou último item):
a. na seta verde, move a esfera um pouco para cima.
b. no menu Camera, seleciona Front (tecla F), para veres a esfera de frente.
6. no menu lateral, Topology, coloca as duas barras Resolution no máximo e seleciona a caixa Activatee (no quads).
8. esboça o nariz com a ferramenta Tool, Drag, symmetry ligada.
a. com Radius 250, roda a imagem um pouco para o lado, coloca dos dois pontos vermelhos do rato sobrepostos e puxa o nariz.
b. com Radius 200, arrasta as pontas do nariz para o lado.
c. com Radius 150, arrasta os buracos do nariz para cima.
9. esboça as saliências das sobrancelhas, com a ferramenta Tool, Brush, Radius 150, Intensity 40, symmetry ligada. Utiliza a tecla alt para moveres o plano.
9. alisa as saliências com a ferramenta Tool, Smooth , Radius 150, Intensity 75, symmetry ligada.
10. esboça os lábios, com a ferramenta Tool, Brush, Radius 100, Intensity 40, symmetry ligada. Utiliza a tecla alt para moveres o plano.
11. alisa as saliências com a ferramenta Tool, Smooth , Radius 150, Intensity 75, symmetry ligada.
12. cria uma definição entre os lábios com a ferramenta Tool, Crease (vínculo), Radius 80, Intensity 80, symmetry ligada. Utiliza a tecla alt para moveres o plano.
13. cria as orelhas. Tool, Crease (vínculo), Radius 80, Intensity 80, symmetry ligada e negative desligado.
14. insere o olho esquerdo. Scene, add sphere. Arrasta a esfera para a direita, diminui-a, letra E, arrasta-a para a cavidade do olho esquerdo. Utiliza a tecla alt para moveres o plano.
15. decora o olho:
a. para colocar todo o olho de branco, seleciona-o e e em Rendering, Material, Matcap, escolhe White.
b. para pintares a parte verde, coloca a Tool, Paint, escolhe a cor e pinta. Desliga a simetria.
c. escolhe a cor preta e pinta a íris do olho.
d. coloca a face de frente e acerta os olhos, tecla F, tecla E, rodinhas coloridas, de forma a que os olhos fiquem a olhar para ti.
16. cria a forma do cabelo com Sculpting and Painting, em Tool coloca Brush (escova) e Radius com 150, Intensity 50.
18. Exporta o trabalho para um ficheiro STL, com o nome 09? Sólidos Nome Data
19. com a ferramenta recorte, captura uma imagem jpg e coloca-a no teu blogue juntamente com a data e o link para o ficheiro STL. como finalizar trabalhos
19. com a ferramenta recorte, captura uma imagem jpg e coloca-a no teu blogue juntamente com a data e o link para o ficheiro STL. como finalizar trabalhos