esboço crânio exercício sculpt gl

manual sculpt gl


1. entra no sculpt gl

2. prime Scene, Clear Scene. Em Background, Type, escolhe Ambient env

3. adiciona uma esfera. Scene, add sphere.

4. diminui o diâmetro do ponteiro de seleção (polegar)) No menu lateral, em Sculpting and Painting, em Tool coloca Brush (escova) e Radius com 30.

5. No menu lateral, em Sculpting and Painting, em Tool coloca Transform (letra E ou último item):
     a. na seta verde, move a esfera um pouco para cima.
     b. no menu Camera, seleciona Front (tecla F), para veres a esfera de frente.

6. no menu lateral, Topology, coloca as duas barras Resolution no máximo e seleciona a caixa Activatee (no quads).

7. cria as covas para os olhos. No menu lateral, em Sculpting and Painting, em Tool coloca Inflate, seleciona NegativeRadius 50, Intensity 60. Coloca o cursor no local do olho esquerdo, prime o botão do rato e, com o botão sempre premido, move o cursor suavemente até surgirem as duas covas para os olhos.

8. esboça o nariz com a ferramenta Tool, Drag, symmetry ligada
     a. com Radius 250, roda a imagem um pouco para o lado, coloca dos dois pontos vermelhos do rato sobrepostos e puxa o nariz.
     b. com Radius 200, arrasta as pontas do nariz para o lado.
     c. com Radius 150, arrasta os buracos do nariz para cima.



9. esboça as saliências das sobrancelhas, com a ferramenta Tool, Brush, Radius 150, Intensity 40, symmetry ligadaUtiliza a tecla alt para moveres o plano.

9. alisa as saliências com a ferramenta Tool, Smooth , Radius 150, Intensity 75, symmetry ligada.


10. esboça os lábios, com a ferramenta Tool, Brush, Radius 100, Intensity 40, symmetry ligadaUtiliza a tecla alt para moveres o plano.






11. alisa as saliências com a ferramenta Tool, Smooth , Radius 150, Intensity 75, symmetry ligada.

12. cria uma definição entre os lábios com a ferramenta Tool, Crease (vínculo), Radius 80, Intensity 80, symmetry ligadaUtiliza a tecla alt para moveres o plano.

13. cria as orelhas.  Tool, Crease (vínculo)Radius 80, Intensity 80, symmetry ligada e negative desligado.




14. insere o olho esquerdo. Scene, add sphere. Arrasta a esfera para a direita, diminui-a, letra E, arrasta-a para a cavidade do olho esquerdo. Utiliza a tecla alt para moveres o plano.

15. decora o olho:
    a. para colocar todo o olho de branco, seleciona-o e e em Rendering, Material, Matcap, escolhe White.
    b. para pintares a parte verde, coloca a Tool, Paint, escolhe a cor e pinta. Desliga a simetria.
    c. escolhe a cor preta e pinta a íris do olho.
    d. coloca a face de frente e acerta os olhos, tecla F, tecla E,  rodinhas coloridas, de forma a que os olhos fiquem a olhar para ti.





16. cria a forma do cabelo com  Sculpting and Painting, em Tool coloca Brush (escova) e Radius com 150, Intensity 50.


17. pinta o cabelo com  Sculpting and Painting, em Tool coloca Point e Radius com 150, Intensity 75.



18. Exporta o trabalho para um ficheiro STL, com o nome 09? Sólidos Nome Data

19. com a ferramenta recorte, captura uma imagem jpg e coloca-a no teu blogue juntamente com a data e o link para o ficheiro STL. como finalizar trabalhos