perguntas e respostas - exercício Scratch

  • cria um jogo em que um ator pergunte ao utilizador o nome de uma cor em inglês e o utilizador terá de responder com o nome da cor em português. 
  • o programa deve indicar se a resposta está certa ou se está errada (neste caso indica a resposta correta ao jogador). 
  • no início do jogo o programa deve perguntar o nome do aluno e, com base neste dado saudar o aluno referindo o nome. 

1. entra no Scratch, elimina o gato e adiciona um novo ator.


2. cria a programação de uma pergunta e faz todos os testes e correções até que tudo funcione corretamente. 


Vais precisar dos seguintes comandos:



3. duplica o código necessário, e faz as alterações adequadas, até teres 5 perguntas diferentes. 


4. Associa um som às respostas certas e outro às respostas erradas.


5. altera a programação de forma que:

     a) sempre que o utilizador acertar na cor ganha pontos. Não te esqueças de definir na situação inicial do jogo a pontuação a zero;

     

     b) sempre que o utilizador acertar na cor, o cenário muda para a cor certa;


     c) o teu jogo apresente um cenário final em que seja apresentado um comentário final (número de respostas certas e pontos) de acordo com a pontuação obtida;


     d) faz algum ajuste e as melhorias que achares necessário.




6. no topo do programa escreve o nome do trabalho 09? perguntas e respostas Nome Data

7. clica em Partilhar e introduz os créditos do trabalho

  • nas instruções: Quadrado Nome Data
  • nas notas e créditos: Trabalho realizado pelo aluno Nome Apelido, ano e turma, em Data, na Escola ...., na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, sob a orientação do professor Sérgio Heleno.
  • nos comentários escreve exercício Scratch
8. prime copiar link e Publicar e envia-o para o Moodle.