sumários 10.º TIC JE

Módulo 2 - Folha de Cálculo

35 36 Folha de cálculo – conceitos gerais. Acesso aos últimos ficheiros utilizados.

37 38 Alteração do nome e da posição de uma folha. Utilização de livros para organizar informação.

39 40 Inserção e eliminação de colunas, linhas e células. Atribuição de um nome a uma célula e a um intervalo.

41 42 Modificação da largura das colunas e da altura das linhas. Formatação de texto, células, linhas e colunas.

43 44 Seleção, inserção e eliminação de linhas e colunas. Largura de coluna e altura de linha.

45 46 Omissão e visualização de colunas. Referências relativas e absolutas.

47 48 Fórmulas associadas a cálculos. Aplicação de cores e padrões a células.

49 50 Integração de tabelas no processador de texto. Integração de gráficos no processador de texto.

51 52 Formatação de células utilizando os limites.

52 Impressão de folhas de cálculo.

53 54 Cabeçalho e rodapé. A função “soma” e “média”.

55 56 A função "e" e "ou". A função "se".

57 58 A função “contar.se” e "soma.se". A função "máximo" "mínimo".

59 60 Gráficos. Listas de ordenação.

61 62 Filtros de dados. Macros pré-definidas.

63 64 Macros de personalização das barras de ferramentas. Criação e gravação de uma macro.

65 66 Atribuição de uma macro a um botão. Execução de uma macro.

67 68 Revisões. Auto e heteroavaliação.



Módulo 1 - Pesquisar, Filtrar e Estruturar Informação e Conteúdos em Ambientes Digitais

1, 2 Apresentação do professor e alunos.

3,4 Teste diagnóstico.

5,6 Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação.

7, 8 Conhecer as potencialidades de ferramentas para localizar informação, no âmbito do processo de pesquisa e investigação em ambientes digitais.

9, 10 Formular questões que permitam orientar a recolha de informações pertinentes.

11, 12 Combate ao plágio. Realizar pesquisas, utilizando palavras-chave de acordo com o tema a desenvolver.

13, 14 Comportamentos que visam a proteção da privacidade. Analisar criticamente a qualidade e a credibilidade da informação.

15, 16 Comparar criticamente a qualidade e a credibilidade da informação. Avaliar criticamente a qualidade e a credibilidade da informação.

17, 18 Analisar a credibilidade da informação e comparar a credibilidade da informação.

19, 20 Respeitar os direitos de autor e compreender como se aplicam à informação e aos conteúdos digitais.

21, 22 Utilizar as potencialidades das aplicações digitais. Estruturar os conteúdos em documentos no modelo de relatório: capa e índice.

23, 24 Apresentação de produtos desenvolvidos utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.

25, 26 Estruturar os conteúdos em documentos no modelo de relatório: conclusão e referências bibliográficas.

27, 28 Comunicar e colaborar utilizando as potencialidades e características das aplicações digitais.

29, 30 Comunicação síncrona e assíncrona.

31, 32 Estruturar os conteúdos em documentos de suporte a uma apresentação ou interação através de tecnologias digitais.

33 34 Auto e heteroavaliação.