marketing digital

 O marketing digital é formado por ações de divulgação de produtos e serviços pela Internet.

Toda a estratégia de Marketing digital tem como base os motores de pesquisa. 

O objetivo de um motor de pesquisa é oferecer o que o internauta quer.

Em média, há 2.3 milhões de pesquisas realizadas no Google a cada segundo.


Empregos Marketing digital 


aula 02 - põe a Web ao teu serviço

aula 01 - introdução ao marketing digital


sitemap vs robot

SEO Search Engine Optimization

CEO Chief Executive Office

SEM Search Engine Markting



SERP Search Engine Results Page

tráfego orgânico, direto, pago, social e de referência

link building

suspect, prospect e lead

landing page

featured snippets

ad exchange - como comprar um anúncio

URL canónico e tag canónica



Power BI - serviço de análise da Microsoft para criar relatórios e dashboards (painéis de métricas).


google search console (GSC) - Visibilidade. Serviço gratuito para gerir a forma como se vê um site na Internet. Antigo Google Webmasters Tools.


google trends - mostra as palavras mais procuradas recentemente.


google keyword planner - pesquisa de palavras-chaves e construção de campanhas de pesquisa pagas. Mostrar o comportamento das keywords e os melhores lances.


keyword generator


answer the public - frases relacionadas com palavras educar


google tag manager (GTM) - Tag única. Com apenas um código no site, instala diversos serviços.


google analytics - Análise. Ferramenta de monitorização de sites (quem acede, páginas mais vistas, dispositivos, cidades, etc). 

Integra-se com Ads e Search Console. 


google data studio - ferramenta gratuita que transforma dados em relatórios e painéis informativos, fáceis de ler, de partilhar e personalizáveis. 


google adSense - serviço de publicidade onde os websites podem inscrever-se, exibir anúncios e gerar lucro baseado em cliques. 


google ads - Publicidade . Serviço de publicidade onde os websites podem inscrever-se, exibir anúncios e gerar lucro baseado em cliques.